Poeta de Osório lança livro infantil
Chega às livrarias o livro “O Menino dos Cataventos” (Editora Ponto), a segunda obra do poeta osoriense Delalves Costa, e a primeira na linha infanto-juvenil.
O poeta apresenta um conjunto de poemas (38), elaborados a partir da construção das metáforas impostas pelo cotidiano, traduzidas pelo personagem, que traz junto ao traço do verso a sua própria personalidade, fazendo com que o poeta seja identificável.
Nesse novo trabalho, ele se reencontra como um “menino” que brinca nos passatempos das ruas e nos cataventos, numa homenagem a Mario Quintana. Delalves cria um personagem que encarna o lúdico brincar, a travessura ao descobrir um outro universo, no qual o ritmo surpreende uma alegre poesia de quem quer sugar tudo o que pode de uma ilusão.
Escrever para um público infantil pode parecer fácil, mas não o é. É necessário conhecer o ofício, usar adequadamente a linguagem dos símbolos como num jogo onde as palavras aos poucos assumem sua principal tarefa de interprete dos seus próprios códigos. Sustentar essa individualidade criativa e chegar ao conceito transformador da poesia é antes de tudo, um exercício no caminho de penetrar na alma das coisas, dos objetos ou de um pequeno inseto. Delalves está conseguindo caminhar numa estrada fértil, sabe olhar ao redor e colher farto material devolvendo-o lapidado em poesia pura.
O Menino dos Cataventos Na Rua dos Passatempos
64 páginas R$ 12,00