Colunistas

Policiais Militares do 3º Pelotão de B. Pinhal negociam suas próprias vidas para salvar reféns e frustam tentativa de assalto

O município do Balneário Pinhal encontrava-se calmo e tranquilo na manhã do dia 02/07/2013 até o telefone de emergência 190 tocar às 08h10min, informando que o gerente Sr. Marlon e a secretária de gerencia Srª. Pricila da agência bancária do Banco Bradesco localizada no centro do município encontravam-se reféns de bandidos que tentavam roubar o banco.

Rapidamente a guarnição da Viatura da Brigada Militar composta pelo Sgt Jocelito e Jairo foi acionada, solicitando apoio da BM de Cidreira através do Sgt Crissóstomo e Sgt Bellomo os quais estavam neste momento na Sala de Rádio do quartel. Imediatamente os Policiais Militares deslocaram até as imediações do banco Bradesco, momento este onde os criminosos fortemente armados e empunhando pistolas 9mm e fuzis, ao perceberam a ação dos da Polícia saíram rapidamente do interior do banco com já com dois reféns, onde um primeiro criminoso saiu com o gerente em direção a praça pública e o segundo comparsa tentava conseguir fugir com a secretária mantida como refém na mira de uma pistola apontada para sua cabeça ainda no lado de fora da porta do banco.

Neste rápido intervalo de pouco tempo, que durou cerca de 01mim e 30 segundos, apenas os dois Policiais Militares que já se encontravam posicionados na frente do banco aguardando a chegada do reforço, tiveram que manterem toda calma e tranqüilidade, começando a negociar com o criminoso, a fim de garantir a vida da refém e evitar um derramamento de sangue. Enquanto isso sem os Policiais Militarem saberem ou perceberem, estavam na mira de outro criminoso/comparsa no interior de um veículo roubado e clonado no outro lado da rua com um segurança do banco também de refém. Foi feita uma rápida negociação com o criminoso ROGER ALVES BELMONTE (que posteriormente investigado possuia antecedentes por roubo a bancos e homicídio). Este mantinha a secretária sobre a mira da pistola e usava-a de escudo humano, onde em meio tempo retirava a arma da cabeça da refém que se encontrava em prantos e apontava para o Sgt Jocelito que estava mais próximo e para o Sgt Jairo que fazia com calma e cautela toda a nossa segurança.

Durante a negociação foi mantido muito controle e cautela, sempre na tentativa de libertar a refém para garantir a sua vida, “foi sugerido com o crimino a troca de refém pelo Policial Militar, que tentava tranquilizar o criminoso e a refém, o qual não aceitou tendo então a pedido deste que baixar sua arma e expor sua segurança e guarda,ficando frente a frente numa distância de 04 metros”.   É nesta fração rápida de tempo que temos em agir com calma, frieza, tranqüilidade, e demonstrar o nosso profissionalismo, além do mais importante: “Pedir em pensamento ao Senhor nosso Deus que ocorra tudo bem”.

Tivemos por ordem de segurança e garantia de vida deixar o criminoso fugir com a refém, orientando para libertá-la em uma rua ao lado, enquanto o outro segundo comparsa afastava-se mais longe com o gerente. Posteriormente, a fim de mantermos mais agilidade e mobilidade foi requisitado um veículo particular para sair nas buscas, enquanto aguardávamos o reforço, que em pouco tempo já contávamos com 15 (quinze) Viaturas da BM, Polícia Rodoviária e Polícia Civil, colegas que estavam de folga, além do suporte aéreo, sendo logo assumido todo gerenciamento e comando da operação pelo Comandante Ten. Dutra em gestão no 3º Pelotão PM do Balneário Pinhal.

Neste lamentável episódio todos tiveram grande êxito, através da rapidez e profissionalismo, totalizando no final um saldo positivo de:

ROUDO FRUSTADO, REFÉNS LIBERTADOS, DINHEIRO NÃO ROUBADO, CARRO CLONADO RECUPERADO, E AINDA NO FINAL DA NOITE PRESO O CRIMINOSO ROGER E RECUPERADO AS ARMAS DOS VIGILANTES.

– Tudo isso sem derramar uma gota de sangue ou sequer precisar disparar um único tiro de arma de fogo!

AGRADECEMOS AO SENHOR DOS EXÉRCITOS POR TER GUARDADO TODAS AS NOSSAS VIDAS! AMÉM!!!!

Comentários

Comentários