Pomada modeladora de cabelo faz emergência lotar após Natal - Litoralmania ®
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vida & Saúde

Pomada modeladora de cabelo faz emergência lotar após Natal

Brasil: Após as celebrações de Natal, mais de 100 pessoas procuraram a emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro.

Viu Internet

Elas apresentavam queimaduras na córnea devido ao contato acidental da pomada modeladora de cabelo com os olhos, registrando-se casos entre segunda-feira (25) e terça-feira (26).

Os pacientes tinham utilizado o produto para fixar penteados, como tranças, para as festividades natalinas.

Psicólogo Regis Soster

Ao entrar em contato com a água, o produto escorreu para os olhos, causando lesões na córnea que resultaram em irritação, inchaço, visão turva e, em casos mais graves, temporária cegueira.

Os órgãos de saúde, incluindo a Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio), sob a Secretaria Municipal de Saúde, estão investigando quais marcas dos produtos foram utilizadas e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos.

Pomada modeladora de cabelo faz emergência lotar após Natal
Massagem

Alguns desses produtos estão com a venda suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o país por conterem substâncias consideradas prejudiciais à saúde, incluindo componentes responsáveis por intoxicações oculares.

Os sintomas apresentados incluem coceira, vermelhidão, irritação, ardência e inchaço nos olhos.

Em casos mais graves, a visão pode ficar comprometida, exigindo assistência médica urgente.

Disco Mania

A diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos, expressou preocupação com a proximidade do réveillon, considerando a possibilidade de pessoas entrarem em contato com a água do mar após usarem essas pomadas, o que poderia agravar ainda mais os casos de irritação ocular.

O IVISA-Rio recomenda que as pessoas adquiram e usem apenas produtos regularizados pela Anvisa, podendo verificar a situação dos produtos por meio do site da agência.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários