Ponte que liga RS a argentina terá aportes de US$ 99 milhões
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Ponte que liga RS a argentina terá aportes de US$ 99 milhões

A Ponte Internacional de São Borja vai receber um investimento robusto de US$ 99 milhões para melhorar a infraestrutura e modernizar operações, beneficiando o comércio entre Brasil e Argentina.

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Integrada às concessões rodoviárias do Ministério dos Transportes, a ponte tem um papel estratégico na circulação de bens entre os dois países.

O edital de concessão, publicado no dia 6 de novembro, detalha que o leilão ocorrerá em 7 de janeiro, com o critério de maior valor de outorga, a partir de US$ 40,8 milhões.

Investimentos e Projetos Previstos

Com extensão de 15,62 km, a Ponte de São Borja liga São Borja (RS) a Santo Tomé, na Argentina, sendo responsável por cerca de 23% das transações comerciais bilaterais.

O edital prevê que a futura concessionária execute reformas significativas, incluindo a construção de faixas de acesso, melhorias na área de veículos apreendidos, pátio para caminhões, novo sistema de iluminação, além de operar o Centro Unificado de Fronteira (CUF).

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O CUF facilitará o processo alfandegário, oferecendo um atendimento mais eficiente aos veículos de carga

. O projeto também incorpora degraus tarifários e incentivos para o desenvolvimento tecnológico, visando aprimorar produtos e serviços ligados à infraestrutura rodoviária.

Histórico e Relevância Econômica

Construída com base em um acordo binacional de 1989, a Ponte São Borja-Santo Tomé foi inaugurada em 1997 e desde então contribui para o fluxo econômico entre os países.

Após sucessivas renovações contratuais desde 2021, o Brasil e a Argentina avançaram nas negociações para estabelecer um novo contrato de concessão internacional.

Esse modelo de controle integrado visa não só a eficiência logística, mas também a otimização do transporte de cargas.

Ponte que liga RS a argentina terá aportes de US$ 99 milhões

Expectativa de Expansão e Parcerias Estratégicas

O governo brasileiro espera expandir o modelo integrado para outras infraestruturas de fronteira.

Além do Ministério dos Transportes, o Itamaraty e outros órgãos federais participam do projeto, reforçando a importância da ponte na logística e no controle de bens.

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