Pontos de pesca receberão nova sinalização em Balneário Pinhal
As placas estão identificadas com o numero do ponto de pesca, nome do pescador e número do RGP (Registro Geral de Pesca) e localizam onde o pescador irá colocar o cabo de sua rede. As placas foram cedidas pelo executivo municipal através da SMICAP. A colocação terá participação dos pescadores, que também assinaram acordo para manutenção das mesmas.
Os pescadores do município, assessorados pela Emater/RS e pela SMICAP, formaram um grupo de trabalho e utilizando o conhecimento local construíram um regramento para o sistema de pesca de cabo, que orienta a distância mínima entre os pontos de pesca, a distância que colocarão as redes mar adentro, a manutenção do ponto pelo pescador e a forma de concessão e lista de espera.
Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Balneário Pinhal, Lindomar Pereira de Souza, para povoar os pontos de pesca foi exigida documentação comprobatória da atividade de pesca e comprovante de residência no município. Ele salienta que para a pesca no mar não existe ordenamento pesqueiro. “Estamos aproveitando o conhecimento local, e, de forma organizada, discutindo e ordenando este sistema de pesca no município com todos os parceiros”, afirma. Souza ressalta que já havia placas que foram estragando e por isto haverá a troca. Além disto, as novas contêm mais informações que as anteriores.