Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, ocorreu a audiência pública de oficialização do Programa de Prevenção da Violência (PPV) em Torres. Durante o evento, a consultora da Unesco e representante da coordenação estadual do PPV, Miriane Drumm, apresentou o programa que é uma iniciativa do Governo Estadual e fez a sensibilização para a adesão ao Comitê Municipal. O objetivo do PPV é a construção de uma rede social que identifique, articule e integre ações de prevenção da violência e de promoção da qualidade de vida nas comunidades, envolvendo instituições governamentais, não governamentais (ONGs), sociedade civil, Ministério Público, Poder Judiciário, e universidade, entre outros segmentos. A meta é reduzir em 20% os índices de violência até 2010, nas cidades onde o programa será implantado.
Participaram da solenidade o prefeito João Alberto Machado Cardoso, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Roberto Machado Monteiro, e os secretários da Saúde, Simone Zucolotto, da Educação, Liliane Gallio Ayres, e da Ação Social, Dani dos Santos Pereira. Também prestigiaram a audiência Pública do PPV a delegada Eliana Martins, o comandante da 2ª Companhia da Brigada Militar, major Antônio Carlos Barcellos, vereadores e outras autoridades municipais.
O prefeito João Alberto destacou que a Administração Municipal já tem diversas ações de combate à violência e à dogradição, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), o Centro Esportivo Mar Azul, o Projeto Tá Ligado, os espaços de integração e lazer (praças) e o Centro Vida, projetado para ser construído no Estádio do Riachão. O prefeito ressaltou que com o PPV haverá uma otimização de todas as ações realizadas no município e que o resultado deverá ser a redução da violência já em 2009. A delegada Eliana Martins fez um apelo para que todos participem para fortalecer a rede. “O combate ao tráfico é responsabilidade das entidades de segurança pública, mas precisamos nos unir para reduzir a violência doméstica, a drogadição e a violência em geral, pois isso é um problema de todos nós”, salientou a delegada.
O Comitê Municipal de Prevenção da Violência será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele promoverá estudos e ações para prevenir e diminuir a violência em Torres, mobilizando também a comunidade em geral. O Comitê identificará todas as ações e os serviços que já são desenvolvidos pelo município e pelas instituições parceiras governamentais e não-governamentais. Depois, baseado nas prioridades, elaborará um Plano de Ação a ser seguido no trabalho conjunto contra a violência no município. Os municípios que já integram o PPV, em geral, escolhem três bairros de maior risco em violência para atuarem. No entanto, em Torres, a meta é contemplar 100% do município, destacou a secretária da Saúde, Simone Zucolotto.