Brasília (DF) 18/09/2023 – Distrito Federal é a unidade da federação com maior percentual de pessoas em situação de rua no Brasil. Os dados são do Relatório da População em Situação de Rua, divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Foto: José Cruz/Agência Brasil © José Cruz/Agência Brasil
Variedades

População em situação de rua no Brasil cresce 25% em um ano

Brasil: O aumento de 25% no número de pessoas em situação de rua no Brasil em 2024 evidencia um grave cenário social no país.

Viu Internet

Dados do levantamento mais recente do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/POLOS-UFMG) mostram que, de 261.653 pessoas registradas em dezembro de 2023, o número saltou para 327.925 no final de 2024.

Esse total é 14 vezes superior ao registrado há onze anos, quando 22.922 pessoas viviam nas ruas.

A pesquisa, realizada com base no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), aponta uma concentração expressiva dessa população na Região Sudeste, que abriga 63% do total, equivalente a 204.714 pessoas.

Regiões e Estados em Destaque

O estado de São Paulo lidera com 139.799 pessoas em situação de rua, representando 43% do total nacional. Em 2023, eram 106.857 pessoas, número que cresceu 12 vezes desde 2013, quando apenas 10.890 pessoas estavam nessa condição.

Outros estados também apresentam números alarmantes: Rio de Janeiro, com 30.801, e Minas Gerais, com 30.244. A Região Nordeste aparece em segundo lugar no levantamento, com 47.419 pessoas, o equivalente a 14% da população em situação de rua do país.

Dr. Bruno Loranos Germani

Causas do Aumento

Segundo André Luiz Freitas Dias, coordenador do Observatório, o crescimento está relacionado ao fortalecimento do CadÚnico como ferramenta de registro da população em vulnerabilidade, além da ausência de políticas públicas estruturantes, como moradia, trabalho e educação.

A falta de investimentos em iniciativas concretas para reverter essa realidade agrava ainda mais a situação.

Disco Mania

Educação e Trabalho: Barreiras à Superação

O levantamento destaca que 70% das pessoas em situação de rua não concluíram o ensino fundamental, enquanto 11% são analfabetas.

Esse cenário dificulta o acesso ao mercado de trabalho e às oportunidades geradas nas cidades, perpetuando o ciclo de pobreza e exclusão social.

A crise retratada pelo aumento de 25% no número de pessoas em situação de rua no Brasil exige respostas urgentes para mitigar os efeitos dessa realidade e criar condições de inclusão social.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários