Foto: Litoralmania
LitoralGeralRio Grande do Sul

Por que o dia de finados sempre tem vento no RS? Entenda

O Vento de Finados é um fenômeno climático que, todo ano, traz fortes rajadas de vento no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.

Hoffmeister Assistência Funeral

Tradicionalmente observado na data, esse vento é causado por mudanças sazonais que influenciam o clima, especialmente no sul do Brasil.

De acordo com a Metsul Meteorologia, o fenômeno ocorre em razão da combinação de massas de ar frio e quente, fenômenos naturais que se intensificam na primavera e aproximam o verão.

Durante o inverno, as massas de ar frio costumam avançar pelo interior do continente, mas, com a chegada da primavera, esse movimento ocorre mais frequentemente pelo oceano.

Esse comportamento cria um gradiente de temperatura e pressão mais acentuado, pois o ar frio atua sobre o mar, enquanto o ar quente se concentra no continente.

Esse contraste é o que gera o vento mais intenso nessa época do ano, especialmente em datas como o Dia de Finados.

Outro fator que pode intensificar o Vento de Finados este ano é a presença do fenômeno La Niña.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Embora atualmente em estado de neutralidade, a La Niña aumenta a probabilidade de dias mais ventosos, com rajadas que tendem a vir do quadrante leste, especialmente no período da tarde para a noite.

Além do Dia de Finados, espera-se que esses ventos intensos continuem no veraneio, especialmente nas praias do litoral norte e sul do Rio Grande do Sul, onde o famoso Nordestão – vento característico da região – deve ocorrer com mais frequência.

Essa ocorrência meteorológica é uma característica que marca a transição das estações e tem sido observada anualmente, especialmente em regiões próximas ao litoral.

Assim, o Vento de Finados é um fenômeno que continua a fazer parte do calendário climático do sul do Brasil, representando mais um impacto das estações sobre o cotidiano da população e, especialmente, dos visitantes das praias gaúchas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários