Por um voto, prefeitos decidem manter divisão de bandeiras no Litoral Norte - Litoralmania ®
Foto Arquivo: Warley de Andrade/TV Brasil © Warley de Andrade/TV Brasil
Vida & Saúde

Por um voto, prefeitos decidem manter divisão de bandeiras no Litoral Norte

Por um voto, prefeitos decidem manter divisão de bandeiras no Litoral Norte
Foto: Warley de Andrade/TV Brasil
© Warley de Andrade/TV Brasil

Em votação on line iniciada na noite desta sexta-feira, dia 26 de junho de 2020, e finalizada na manhã de sábado, com diferença mínima de 12 votos contra 11, a maioria dos prefeitos da Amlinorte rejeitaram proposta técnica apresentada pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, em conjunto com os secretários municipais de Saúde do Litoral Norte.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Os técnicos entendem ser equivocada a decisão do Estado em flexibilizar as regras de distanciamento para 11 municípios da região, além de apresentarem um conjunto de medidas restritivas de circulação e aglomeração e ações de reforço e qualificação nas equipes de vigilância dos municípios.

A proposta foi apresentada à associação pelos técnicos da 18ª CRS em conjunto com os secretários municipais após reunião com o Presidente da Amlinorte, Pierre Emerim da Rosa, prefeito de Imbé.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

“No rol de argumentos técnicos, se justifica a ineficiência em manter municípios limítrofes com bandeiras diferentes, o que só favorece a propagação do vírus devido a autorização para circulação de pessoas”, explica o presidente da Amlinorte.

Ele destaca ainda que a capacidade de atendimento do sistema de saúde é limitada, com apenas 46 leitos de UTI para atender toda a população do litoral, sendo apenas 22 leitos destinados à UTI Covid-19.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

A Amlinorte terá no próximo dia 30 de junho uma reunião com o Governador do Estado, Eduardo Leite, para tratar sobre essas questões e também apresentar dados que comprovam a elevada migração de pessoas para o Litoral nos últimos três meses.

Foram contrários a proposta de unificação para bandeira Vermelha 12 municípios, sendo 11 que estão autorizados a seguir os protocolos da bandeira Laranja, contra 11 votos daqueles municípios que estão na bandeira Vermelha.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

O presidente da AMLINORTE vem defendendo desde março que devem sempre serem tomadas medidas em bloco, para uma melhor eficiência e coerência nas ações comportamentais de toda a população litorânea.

Rose Scherer

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários