Porto de Arroio do Sal: R$ 1,3 bi e 7 mil empregos
Croqui / DTA Engenharia Portuária e Ambiental
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Porto de Arroio do Sal: investimento bilionário deve gerar mais de 7 mil empregos

A construção de um novo porto em Arroio do Sal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, deu mais um passo significativo.

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O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciaram a assinatura do contrato que autoriza a execução da nova estrutura portuária na cidade.

Durante o anúncio, Pimenta destacou a importância do empreendimento para a logística do estado.

“Depois de muitos anos, estamos finalizando os trâmites necessários para viabilizar uma mudança estratégica na logística do Rio Grande do Sul com o nosso terminal marítimo de uso privativo em Arroio do Sal, o que trará um novo cenário econômico para o estado”, afirmou.

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A informação foi divulgada em uma reunião que contou com a presença de empresários gaúchos e do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.

O projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal é considerado essencial para o estado e visa criar uma estrutura portuária moderna e capaz de atender às demandas do comércio internacional.

O ministro Costa Filho ressaltou a dimensão do investimento, estimado em mais de R$ 1,3 bilhão, e seu impacto no mercado de trabalho local.

Porto de Arroio do Sal: investimento bilionário deve gerar mais de 7 mil empregos

“Até o dia 20 de outubro, será anunciado no estado um investimento que vai gerar mais de dois mil empregos diretos e cerca de cinco mil indiretos, mudando completamente a matriz econômica do Rio Grande do Sul”, destacou o ministro.

O projeto tem o apoio de diversos setores que acreditam que o novo porto vai facilitar o escoamento de cargas e promover o desenvolvimento econômico e social da região.

Estima-se que, durante a fase de construção, mais de duas mil vagas de emprego sejam abertas.

Por outro lado, o projeto enfrenta críticas, especialmente de empresários ligados ao porto de Rio Grande, que questionam as vantagens e a viabilidade do novo terminal.

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Ambientalistas também expressam preocupações com os possíveis impactos ecológicos da obra em uma área ambientalmente sensível.

Em abril deste ano, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) já havia aprovado o requerimento para a construção do terminal, mas o início efetivo das obras ainda depende da obtenção do licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Paralelamente, a prefeitura de Arroio do Sal está ajustando o Plano Diretor do município e desenvolvendo um projeto de saneamento básico, considerando que o novo porto afetará a rede de esgoto da cidade.

Além disso, está prevista a construção de uma rodovia de 12 quilômetros que ligará o terminal à BR-101.

O empreendimento, liderado pela DTA Engenharia Portuária e Ambiental, prevê um investimento de R$ 1,3 bilhão e terá capacidade para movimentar anualmente cinco milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres.

As obras devem durar cerca de 20 meses, com a escavação da área portuária ocorrendo em uma extensão de 2,5 quilômetros da beira-mar.

O Porto Meridional de Arroio do Sal promete transformar a infraestrutura logística do Rio Grande do Sul, impactando de forma decisiva a economia regional e nacional.

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