Potencial de supercélulas de tempestade: MetSul emite novo alerta para alto risco de temporais no RS
Uma verdadeira queda de braço entre massas de ar de características radicalmente diferentes favorece a chuva e os temporais isolados em parte do Rio Grande do Sul durante esta quarta-feira.
Enquanto a Metade Sul gaúcha está sob uma massa de ar mais frio, o Noroeste e o Norte do estado persistem sob a influência da massa de ar muito quente que cobre grande parte do Brasil.
A frente fria avança e encontra atmosfera de muitíssimo baixa pressão e superaquecida, o que traz chuva e temporais, isoladamente fortes a severos, com risco tanto de granizo como de vendavais, além de raios.
A instabilidade com chuva e temporais afeta mais o Sul, parte do Centro e parte do Leste do estado.
No Oeste, Noroeste e no Norte do estado, o tempo firme predomina com sol, vento Norte moderado a forte e calor. Em parte do Centro, Sul e o Leste gaúcho, a temperatura fica baixa.
A MetSul alerta para a continuidade do alto risco de temporais no Rio Grande do Sul com chuva forte, raios, granizo de variado tamanho e possibilidade de vendavais.
Há potencial para supercélulas de tempestade localizadas, capazes de gerar granizo grande e fenômenos severos de vento de microescala.
O risco de chuva localmente forte e de temporais é maior na área de transição do ar frio para o quente, portanto no Sul e do Centro-Leste para o Rio Grande do Sul.
Células de tempestade traziam temporais isolados de granizo na manhã desta quarta-feira em cidades do Sul gaúcho e da Campanha. Pelotas teve tempestade de granizo ao amanhecer.
Na segunda metade do dia de hoje e no começo da quinta, o risco de tempo severo aumenta muito na Metade Norte, onde ainda faz calor, com maior potencial de tempestades no fim do dia ou no começo da quinta à medida que a frente fria começa lentamente a progredir para o Norte.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp