Praia das Pombas volta a receber turistas após enchentes no RS
Rio Grande do Sul: A Praia das Pombas, uma das principais atrações do Parque Estadual de Itapuã (PEI), em Viamão, retomou suas atividades nesta quinta-feira (26/12).
Após sete meses de fechamento devido às enchentes de maio, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) anunciou a reabertura, com acesso restrito a 350 pessoas por dia.
Durante o período de fechamento, visitas guiadas e agendadas foram mantidas, enquanto diversas melhorias foram realizadas.
A Sema coordenou a limpeza e a restauração das estruturas do parque, incluindo a reforma de telhados, bancadas de concreto e a construção de muretas. Na Praia das Pombas, das 48 churrasqueiras disponíveis, 46 foram reestruturadas, garantindo mais conforto aos visitantes.
O Centro de Visitantes também passou por melhorias e agora oferece venda de ingressos exclusivamente em dinheiro.
Segundo o boletim de Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), divulgado em 20/12, as condições da praia estão próprias para banho, o que reforça a expectativa de grande movimentação durante o verão.
Funcionamento e preços
O Parque Estadual de Itapuã funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h, e a Praia das Pombas permanecerá aberta ao público até o final da temporada de verão.
O ingresso custa R$ 22,70 por pessoa, com meia-entrada de R$ 11,35 para estudantes e gratuidade para crianças menores de dois anos.
Operação Verão Total
O PEI é parte integrante da Operação Verão Total, promovida pelo governo estadual. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, o parque será palco de atividades educativas organizadas pela Assessoria de Educação para a Sustentabilidade da Sema.
Sobre o Parque Estadual de Itapuã
Localizado a 57 km de Porto Alegre, o Parque Estadual de Itapuã está inserido no bioma Pampa e é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
O parque preserva a rica biodiversidade local e sítios históricos e arqueológicos.
É um local único onde as águas do Lago Guaíba se encontram com a Laguna dos Patos, formando uma paisagem de morros, praias, dunas, lagoas e banhados na Região Metropolitana de Porto Alegre.