Prefeito de SAP anuncia intenção de criar guarda municipal
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha anunciou, durante reunião da Associação de Municípios do Litoral Norte, sua disposição em criar a Guarda Municipal Armada no município.
Daiçon Maciel da Silva vez o anúncio durante reunião da entidade no município de Caraá, pouco antes da abertura oficial da Festcana, realizada no último fim de semana.
Daiçon, que já está amadurecendo essa idéia há algum tempo, disse que vai enviar projeto à Câmara de Vereadores.
Entende o prefeito que ao invés do Estado realizar concursos para a Brigada Militar e Polícia Civil, deve investir nos municípios, para a criação da Guarda Municipal.
O prefeito lembrou que a Segurança é dever do Estado, “mas há uma insuficiência nesse sentido e poderia o próprio Estado repassar esse compromisso aos municípios, desde que destine os recursos necessários”.
O chefe do Poder Executivo disse que será um empreendimento de primeiro mundo, inclusive com equipamentos eletrônicos nas escolas e postos de saúde. A Guarda Municipal deverá ser integrada por servidores concursados.
“Que os municípios criem as Guardas Municipais, a exemplo de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí e Cachoeirinha”.
Lembrou ainda o prefeito, que os guardas também deverão servir como agentes de informações turísticas.
Outra atividade a ser desenvolvida pela Guarda Municipal, será relativamente ao Trânsito, além da própria segurança do cidadão.
O governo federal, através da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), dispõe de recursos para a compra de equipamentos, como viaturas e armamentos, porém não dá recursos para custeio dos mesmos e por isso poderia haver uma parceria entre o Estado e Município nesse sentido, o que hoje não existe.
Salienta o prefeito ser necessária uma ação política junto ao Governo do Estado para a concretização desse objetivo.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Outra preocupação manifestada por Daiçon na reunião da AMLINORTE, foi em relação à necessidade de criação de uma Unidade para Tratamento e recuperação de dependentes químicos. Nesse aspecto, entra o sistema de consórcio, à exemplo do que acontece na Saúde, onde várias especialidades são atendidas por esse método.
INVESTIGAÇÃO
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha trouxe à tona outro problema que preocupa todos os chefes de Executivos Municipais do Litoral Norte: a necessidade de amplo esclarecimento em relação ao inquérito policial, visando apurar as denúncias de desvios que teriam ocorrido na AMLINORTE.
Daiçon Maciel da Silva pediu que o Delegado Regional aponte os nomes de envolvidos, ou então que diga quem não está sendo réu em todo esse processo.
Destacou que, de forma particular, Santo Antônio foi muito atingido, com pessoas tentando manchar a reputação do ex-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, que já foi presidente da Amlinorte e do Consórcio Saúde da mesma entidade.
O prefeito Nei Pereira dos Santos disse que o delegado regional já havia se colocado à disposição para anunciar os nomes de quem não está envolvido.
Coincidentemente na manhã dessa segunda-feira, o ex-prefeito Zezo foi aos veículos de comunicação apresentar cópia de documento firmado pelo delegado regional de Polícia Eraldo Guerreiro, inocentando José Francisco Ferreira da Luz, ao afirmar que ele não é réu no processo. Foi o ex-prefeito Municipal quem havia denunciado as irregularidades ocorridas.