Prefeitos de cidades do RS incluídas no catálogo da Fifa comemoram a escolha

Com a divulgação da primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa, realizada pelo Comitê Organizador Local (COL) na quarta-feira (1º), o Mundial 2014 movimenta a economia em três áreas selecionadas do Rio Grande do Sul. As Regiões Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Vale do Taquari possuem os sete CTS selecionados pela Fifa e considerados aptos para receber seleções na preparação para a próxima Copa do Mundo. O Litoral Norte ficou de fora da lista.

“Essas cidades serão ofertadas para o mundo inteiro, já que o catálogo será entregue para todas as federações de futebol; é uma oportunidade, portanto, que abre infinitas possibilidades na valorização do RS para o mundo”, ressalta o coordenador-executivo do Comitê Gestor da Copa (CGCopa) Mauricio Santos.

A possibilidade de atrair visibilidade internacional motiva os municípios gaúchos a prospectar seleções em 2014. A escolha do local fica a critério de cada seleção. Os municípios gaúchos escolhidos assemelham-se nos esforços com a comunidade e outras esferas de governo na busca de investimentos. Confira como cada município se preparou para ser oficializado como CTS da Copa.

Região Metropolitana
Além da sede Porto Alegre, que receberá os jogos da Copa, na Região Metropolitana, Canoas e Viamão foram listadas no catálogo da Fifa. Canoas ofereceu o complexo Esportivo da Ulbra para Centro de Treinamento em 2014. Com a proximidade da Capital, Canoas credenciou, também, o Hotel Plaza São Rafael e o Aeroporto Salgado Filho, localizados em Porto Alegre.

“A visibilidade deste evento é uma oportunidade única e Canoas já colhe os frutos da Copa do Mundo no Brasil, tendo sido mapeada para receber os recursos do Ministério do Turismo para o megaevento. Os projetos para buscar estes recursos estão sendo trabalhados e vão significar o desenvolvimento econômico da cidade com geração de renda”, enfatiza o prefeito da cidade, Jairo Jorge. “Já percorremos metade do caminho, agora é focar nas delegações, acelerando o ritmo para tornar Canoas reconhecida”, completa.

Viamão, também na Região Metropolitana de Porto Alegre, destaca-se por conseguir reunir no mesmo espaço, uma ótima estrutura esportiva e hoteleira, graças ao Hotel Vila Ventura. A seleção da Noruega já visitou o local, em abril deste ano.

“Das 22 cidades do Estado que concorriam, só sete foram selecionadas e Viamão é uma delas”, comemora o prefeito Alex Boscaini. “Agora buscaremos os recursos destinados às cidades que estão diretamente envolvidas com a Copa do Mundo para melhorias na infraestrutura”, ressalta o prefeito.

Serra Gaúcha
Tradicional rota turística do Estado, a Serra Gaúcha tem três municípios contemplados no catálogo da Fifa: Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha. O aeroporto Regional Hugo Cantergiane, em Caxias do Sul, será a rota de deslocamento das delegações, dos CTS para outros locais do Brasil, em 2014. A federação alemã de futebol já visitou municípios da Serra Gaúcha.

A Prefeitura de Bento Gonçalves credita a inclusão no catálogo como resultado de um longo trabalho iniciado em 2009, com a criação do Comitê Bento 2014. “Além do comitê, realizamos obras de melhorias na cidade, cursos gratuitos de idiomas, qualificação profissional no setor de serviços e instalamos câmeras de segurança na cidade”, enumera Ivane Fávero, secretaria de Turismo de Bento Gonçalves. A partir do anúncio, a prefeitura já planeja uma série de melhorias no estádio Montanha dos Vinhedos, casa do Esportivo, que recentemente subiu para a primeira divisão do futebol gaúcho e disputará o Gauchão 2013. Os hotéis Spa do Vinho e Dall Onder (no pareamento com o estádio de Farroupilha) também entraram no catálogo da Fifa.

Para Centro de Treinamento, o município de Farroupilha ofereceu o Estádio Municipal das Castanheiras, que integra o Complexo Esportivo do Parque Cinquentenário. “Isso vai gerar frutos na atração de mais turistas,negócios e investimentos de empreendedores conectados com as oportunidades que a competição mundial trará, além de que aumenta em muito a autoestima dos farroupilhenses que veem sua cidade mais uma vez destacar-se, agora no cenário mundial”, comemora o prefeito Ademir Baretta. A cidade realiza uma série de investimentos em infraestrutura, como asfaltamento de corredores de ônibus, melhorias no trânsito e nova sinalização turística em todos os acessos.

Um dos maiores municípios do Estado e mais desenvolvidos da Região Sul, Caxias do Sul é a única do Rio Grande do Sul com duas opções de campos de treinamentos. O Estádio Alfredo Jaconi, do E.C.Juventude, ficou vinculado ao Samuara Hotel e o Estádio Francisco Stedile, da S.E.R. Caxias, ao InterCity Premium Caxias do Sul.

“Esta é uma conquista coletiva, resultado de um trabalho conjunto, que envolve mais de 50 entidades, que formam o Comitê Executivo Caxias 2014”, resume o prefeito José Ivo Sartori. A cidade possui, além dos dois estádios, diversas opções de Centro Treinamento, como o Instituto de Medicina do Esporte e Ciências Aplicadas ao Movimento Humano da UCS, um campo municipal, e várias agremiações com quadras esportivas. Para a Copa, a prefeitura destaca alguns investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos, como o sistema viário, melhorias no aeroporto regional, saneamento básico e coleta mecanizada de lixo com sistema seletivo.

Vale do Taquari
Finalizando a lista de CTS gaúchos, Lajeado, no Vale doTaquari, é outra opção para as seleções. O estádio Alviazul, casa do Lajeadense, é o Centro de Treinamento credenciado no catálogo. O hotel Inn Italy teve seu projeto aprovado pela Fifa e será a casa de uma eventual federação que escolha o município. “Agora que fomos incluídos na lista de CTs, o empreendimento deve ser agilizado, para estar pronto até o final de 2013”, projeta o secretário de governo Isidoro Fornari Neto.

Comentários

Comentários