Geral

Prefeitura começa levantamento topográfico para tentar acabar com os alagamentos em Torres

Com o objetivo de terminar com os alagamentos nas ruas de Torres, a prefeita Nílvia Pereira deu início nesta segunda-feira, 25, no Parque do Balonismo, a levantamento que irá definir o nível topográfico da cidade nas ruas de Torres. Após estes dados, a prefeitura vai elaborar os projetos de drenagem para dar vazão às águas. O trabalho iniciou no Parque do Balonismo e aos poucos vai contemplar toda a cidade. Os próximos pontos são: a entrada de Torres, da Pinho até a entrada da Ulbra, depois a Joaquim Porto, atrás do Bom Rancho, no Igra Sul, e Vila São João, próximo ao CTG.

Conforme a prefeita, a finalidade é apontar o que ocasiona, bem como, o que poderá ser feito para se evitar os constantes alagamentos em muitas ruas do município. “O importante é fazer a coisa certa”, disse. O levantamento topográfico foi acompanhado pelos secretários do Planejamento, Carlos Checin: de Turismo, Carlos Souza; Obras e Trânsito, Lindomar Brocca; e do Interior, Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Valmir dos Santos Magnus. “Com base neste estudo, é que a prefeitura vai poder direcionar sua linha de atuação e sanar de uma vez por todas o problema”, disse o secretário de Planejamento.

O aparelho para se medir o nível topográfico é fornecido pela Emater, através da parceria já existente entre a prefeitura e o órgão. Conforme o coordenador do escritório da Emater em Torres, Janio Rodrigues Pintos, o aparelho fica num tripé, com base nivelada, focando uma régua em vários pontos. As várias medições traçam os níveis do terreno. Este aparelho da Emater é frequentemente utilizado para projetos de drenagem, irrigação e construção de açudes. O seu alcance é de 1.500 metros de distância, mas quanto menor a distância, maior é a precisão. No Parque do Balonismo, em alguns trechos as estacas serão colocadas em intervalos de cinco metros.

Comentários

Comentários