Prefeitura de Osório realiza mutirão em bairro com 15 focos de Aedes aegypti
A Vigilância Ambiental em parceria com a Atenção Básica (Agentes Comunitários de Saúde) e escoteiros, realizará na manhã desse sábado (6/4) mutirão de inspeções aos imóveis residenciais e comércios, para eliminação de focos de águas paradas e sensibilização dos moradores para o controle do Aedes aegypti.
A escolha do bairro Sulbrasileiro deve-se ao fato de terem sido identificados 15 focos de Aedes aegypti, sendo um bairro positivo desde 2014.
O Brasil está passando por uma epidemia de Dengue, e no RS vem aumentando o número de casos com 82 já confirmados. Também é importante lembrar que já houve um caso autóctone de Zika em Gravataí e um de Chikungunya autóctone em Esteio.
A falta de colaboração dos munícipes tem levado ao ressurgimento de focos. Lembramos que há estudos de que os ovos podem permanecer nos recipientes mais de 200 dias, reiniciando o ciclo quando há umidade e calor.
Os depósitos com larvas mais encontrados são materiais de construção ou louças de banheiro abandonados, plantas em potes somente com água, pequenos potes de água e recipiente de água para cães.
De janeiro a abril (05/04/19), já foram identificados focos nos seguintes bairros:
16 focos no Centro, 15 focos no Sulbrasileiro, 11 focos no Primavera, 11 focos no Glória, 10 focos no Albatroz, 7 focos no Caravágio, 7 focos no Farroupilha, 2 focos no Porto Lacustre e 1 foco no Parque Real.
Em caso de chuva forte ou contínua, o mutirão será remarcado.