Educação

Prefeitura de Torres inicia mais três cursos para moradores da Zona Sul

A Prefeitura de Torres tem realizado um intenso trabalho visando o desenvolvimento dos bairros da Zona Sul, em especial o Bairro Guarita. São atividades voltadas à qualidade de vida, geração de renda e a prevenção da violência realizada através do recurso financeiro do Fundo Estadual de Assistência Social para realização da segunda fase do Programa Emancipar. 

Nesta edição serão realizadas oito oficinas, das quais três para o público com idade entre 7 e 17 anos e as restantes para maiores de 18 anos. Na quinta-feira (31/04), o secretário de Ação Social, Carlos Monteiro participou da aula inaugural de mais três cursos do programa: artesanato com material reciclado, cabeleireiro e futebol e recreação.

“Queremos prestar assistência, mas principalmente proporcionar ferramentas de mudança sociais”, ressaltou o secretário de Ação Social, Carlos Monteiro. Conforme a coordenadora do programa Emancipar em Torres, a assistente social Jorgina Cardoso Ribeiro, o objetivo principal é proporcionar escolhas à comunidade e seus moradores. “Podemos influenciar positivamente o futuro, promovendo a emancipação e o empoderamento das pessoas”, disse.

Oficina de Artesanato Reciclado

Vinte mulheres participam da oficina de artesanato reciclado no salão pastoral do bairro Guarita.  As aulas iniciaram na quinta-feira (31/03) com a confecção de pufes de garrafa pet. As oficinas são ministradas pela oficineira Geissa Zavarize. O objetivo é capacitar as participantes para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Também proporcionam consciência ecológica ao meio ambiente, visto que as garrafas costumam ir para o lixo. “A oficina demonstra que produtos que normalmente são descartados podem ser reaproveitados como fonte de renda e o lixo é transformado em luxo”, diz o secretário de Ação Social, Carlos Monteiro.

Oficina de Cabeleireiro

Vinte cinco beneficiadas do Programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade e risco social participam da oficina de cabeleireiro. O objetivo é capacitar profissionalmente para a inserção no mercado de trabalho, proporcionando possibilidades futuras para melhor perspectiva de vida. As aulas ocorrem semanalmente no Centro de Convivência Zona Sul e incluí aulas teóricas e prática, com oficineira Mara Rosane Fagundes. Para a realização do curso a Secretaria de Ação Social oferece todo material necessário como: espelhos de tamanhos variados, escova de cabelo, pente, prendedores de cabelo, secador de cabelo etc.

Educação física e recreação

Simultâneo as oficinas de geração de renda o programa também contempla crianças e adolescentes. Para eles são oferecidas atividades de educação física por meio do futebol e atividades de recreação. As atividades acontecem no Centro de Convivência Zona Sul e contemplam 60 jovens dos bairros Guarita, Dunas, São Francisco, Praia da Cal e Curtume. As aulas com o professor Diego Ramiro de Souza e a estagiárias Renata Lima e Bruna Schneider são realizadas no turno inverso da escola.

O objetivo é resgatar crianças e adolescentes que ficam ociosas nas ruas ou em casa sozinhas para oportunizar a prática do esporte, na construção de hábitos de lazer saudáveis e lúdicos aos participantes. Paralelo as oficinas do Programa Emancipar acontece o projeto Criança Amiga do Meio Ambiente. O objetivo da preservação é a conscientização ambiental com aulas lúdicas, palestras e dinâmicas na família.

Comentários

Comentários