Geral

Prefeitura e UFRGS/Ceclimar firmam convênio em Imbé

Integrando as comemorações do 35º aniversário do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), completados no dia 25 de maio, foi firmado convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e o órgão pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A solenidade ocorreu no auditório do Ceclmar, na tarde da quinta-feira (05), em evento que teve a presença do prefeito Pierre Emerim, do vice-reitor da Universidade, rui Vicente Oppermann, do diretor do Instituto de Biociências da UFRGS, João Ito Bergonci, do fundador do Ceclimar, professor Irajá Pinto e da diretora do Centro, Norma Luiza Wurdig.

Conforme Norma, o convênio é um estreitamento das relações já mantidas entre Prefeitura e Ceclimar, nas áreas de extensão, ensino e pesquisa, capacitação de professores e trazer conhecimentos aos alunos da rede pública de ensino, através de visitas ao Museu e outras atividades.

Pierre comemorou a assinatura do convênio e destacou que o Município quer ser parceiro sempre nas ações do Ceclimar. Lembrou que o Centro é uma referência para a cidade. “Não queremos ser lembrados apenas como sede e sim como parceiros deste importante braço da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, disse.

Apresentações

A solenidade teve seqüência com uma retrospectiva histórica do órgão, apresentada pela professora Norma. O professor Irajá, emocionado, lembrou alguns fatos históricos que tornaram o sonho do Ceclimar uma realidade. O diretor do Instituto de Biociências lembrou que a instalação do Campus da UFRGS em Tramandaí alavancará o Ceclimar, que terá “sentido de universidade”.

O vice-reitor destacou que o convênio firmado “olha para o futuro” e amplia as relações da Universidade com o Município. “Temos um olhar de crescimento. Estamos presentes na realidade do Município de forma participativa”, destacou.

A cerimônia encerrou com a apresentação do Grupo Música Mundana do Instituto de Artes da UFRGS, que apresentou uma seleção de obras antigas e tradicionais.

Comentários

Comentários