Prefeitura recolhe 2.720 embalagens de agrotóxicos em Torres
Este é o sexto ano que a Prefeitura realiza esse serviço. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca revelam um crescimento no número de embalagens recolhidas. Em 2007 foram atendidos 11 agricultores e coletadas 529 embalagens. O volume recolhido em 2012 representa cinco vezes mais que o da primeira edição de coleta nos bairros. “Um crescimento que comprova o êxito em nossas ações de extensão rural”, destaca o secretário de Agricultura e Pesca José Vargas Perez.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a maioria dos produtores já devolve as embalagens ao revendedor, como determina a lei. Entre eles estão os arrozeiros e os produtores de fumo, que têm um sistema de recolhimento funcionando. “Nosso sistema de recolhimento é destinado ao pequeno produtor que compra em pequena quantidade e não tem a assistência do vendedor para o retorno das embalagens”, explica o secretário de Meio Ambiente Gustavo Canella.
Todos os agricultores que entregaram suas embalagens receberam um documento oficial que comprova a sua situação regular perante a legislação dos agrotóxicos que exige a destinação correta das embalagens vazias. As embalagens coletadas pela Prefeitura foram destinadas a uma Central de Recebimento em Araranguá, que é uma unidade do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Essa Central faz a destinação correta das embalagens, que pode ser a reciclagem ou incineração. A Prefeitura realiza a coleta uma vez por ano, sempre na Semana do Meio Ambiente.
Técnicos da Prefeitura de Torres também orientam os agricultores a realizarem a tríplice lavagem das embalagens e furá-las no fundo após a utilização dos produtos. Isto reduz os riscos de contaminação das pessoas e protege a natureza.