Premiado filme gravado em Osório terá exibição nesta sexta
Exibição Especial do Filme Premiado “A Primeira Morte de Joana” nesta Sexta-feira em Porto Alegre.
A Cinemateca Paulo Amorim, administrada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e localizada no Goethe-Institut, será o palco de uma exibição especial do sensível e premiado filme gaúcho “A Primeira Morte de Joana” (2021), dirigido por Cristiane Oliveira.
Esta sessão acontecerá nesta sexta-feira, 26 de julho, às 19h.
Após a exibição, haverá um bate-papo enriquecedor com a produtora Gina O’Donnell, proporcionando uma oportunidade única para os espectadores conhecerem mais sobre o processo de criação do filme.
Os ingressos para este evento custam R$ 10 e podem ser adquiridos antecipadamente através do Pix (Chave: 91.343.103/0001-00) ou diretamente no local, utilizando cartão de débito.
O Goethe-Institut está situado na Rua 24 de Outubro, número 112, em Porto Alegre.
É importante destacar que “A Primeira Morte de Joana” não está disponível em plataformas de streaming, sendo essa uma rara chance de assistir ao filme.
A Primeira Morte de Joana foi lançado no Festival Internacional da Índia, em janeiro de 2021, e competiu em mostras como a de San Sebastian (Espanha) e a de Atenas (Grécia).
Em Gramado, recebeu três Kikitos: melhor fotografia (Bruno Polidoro), melhor montagem (Tula Anagnostopoulos) e o troféu da crítica.
Sobre “A Primeira Morte de Joana“
“A Primeira Morte de Joana” mergulha de forma poética e fantástica no mundo de Joana, uma menina de 12 anos, explorando suas questões e descobertas típicas da adolescência.
Enquanto Joana vive essa fase de transições, uma grande usina eólica está sendo construída na tranquila cidade em que reside, situada entre as lagoas do sul do Brasil.
A produção do filme ocorreu em Osório, em 2018, devido às suas deslumbrantes paisagens, como lagoas, morros e o parque eólico.
A cidade acolheu uma equipe de 40 profissionais durante cinco semanas, entre novembro e dezembro, que filmaram em locais icônicos como a Rua Coberta, a Escola Rural e as lagoas da região.
O elenco principal é composto por novos talentos, incluindo as estreantes Letícia Kacperski e Isabela Bressane, além de jovens atores como Joana Vieira, Pedro Nambuco, Graciela Caputti, e Kaya Rodrigues.
O filme também conta com a participação de atores experientes, como Janaina Kramer, Roberto Oliveira, Lisa Becker, Rosa Campos Velho e Emílio Speck.
Na equipe técnica, destacam-se o diretor de fotografia Bruno Polidoro, a diretora de arte Adriana Borba e a diretora de produção Gina O’Donnell.
Profissionais de outros estados e países, como o técnico de som uruguaio Raúl Locatelli e a maquiadora argentina Nancy Marignac, contribuíram para a diversidade e riqueza de olhares no projeto.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp