Geral

Prevenção à violência terá investimento superior a R$ 30 milhões em 14 municípios

Um marco do inovador Projeto de Prevenção à Violência (PPV), lançado em fevereiro de 2007, com o objetivo de reduzir a violência em 20%, será firmado às 9h desta terça-feira (23) pela governadora Yeda Crusius.

Após abrir o 1º Fórum de Prevenção da Violência, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, a governadora vai contratualizar com 14 municípios investimentos de mais de R$ 30 milhões do PPV, a serem realizados pelo governo do Estado.

O projeto reúne as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Turismo, Esporte e Lazer.

É integrante do Programa Estruturante Nossas Cidades e inclui a organização de uma ampla Rede Social com municípios e sociedade. Ao todo, participam 50 cidades com os maiores índices de violência por causas externas, como suicídio, homicídios e acidentes de trânsito.

Os 14 municípios são Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Torres.

Todos cumpriram as etapas necessárias exigidas para formalizar adesão ao PPV: a implementação de um Comitê Municipal de Prevenção da Violência, a criação de grupos técnicos municipais (gerenciamento) e ações de prevenção já instaladas.

Outras 15 cidades já fizeram a adesão e cumprem agora as etapas. Mais 21 estão em fase de sensibilização para adesão futura, informa a coordenadora do Estruturante Nossas Cidades, Helena Hermany.

Comentários

Comentários