Previsão de temporais e chuvas intensas ameaçam o RS: alerta para riscos hidrológicos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta importante sobre as condições meteorológicas nos próximos dias. No sábado (3), os ventos do quadrante norte continuarão fortes, variando entre 50 e 80 km/h.
Durante a tarde e a noite, pancadas de chuva com descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 70 km/h e possível queda de granizo atingirão as regiões Oeste, Campanha, Sul e Costa Doce, com volumes entre 5 e 20 mm/dia.
Já no domingo (4), a instabilidade atmosférica se intensifica, trazendo risco de temporais isolados. Nas regiões das Missões, Oeste, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, as chuvas serão mais intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/dia, podendo ultrapassar os 80 mm/dia nas Missões, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce.
Nas outras áreas, os acumulados devem variar entre 10 e 20 mm/dia.
Na segunda-feira (5), a frente fria semiestacionária, combinada com o fluxo de umidade do norte do país, mantém a ocorrência de chuvas e temporais em grande parte do Estado, principalmente durante a tarde e a noite.
No Litoral Sul, Costa Doce, proximidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e Noroeste, há risco de chuvas fortes, com acumulados entre 25 e 40 mm/dia.
Nas demais regiões, as chuvas moderadas a fracas devem somar entre 5 e 15 mm/dia.
A previsão para terça-feira (6) indica que as instabilidades persistirão em quase todo o Rio Grande do Sul, com volumes de chuva variando entre 40 e 60 mm/dia nas Missões, Campanha, Centro, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre.
No final deste período, os acumulados poderão variar entre 40 e 70 mm nas Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce, Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana de Porto Alegre, e superar os 90 mm nas Missões, Campanha, Sul, Centro e Costa Doce.
A Defesa Civil alerta para o risco de transtornos causados pelas chuvas fortes e persistentes, rajadas de vento e queda de granizo. A possibilidade de alagamentos pontuais e elevação dos níveis em córregos, arroios e pequenos rios é real, embora não haja previsão de grandes inundações.
Aviso de Risco Hidrológico
A Sala de Situação do RS atualizou a condição hidrológica do estado. Atualmente, os níveis dos rios estão em limiares de normalidade na maioria das regiões, exceto na Região Hidrográfica do Guaíba, onde o rio Gravataí apresenta cotas de atenção.
Com a previsão de chuvas intensas entre os dias 3 e 5 de agosto, recomenda-se um nível de severidade de ALERTA para o Sul, Campanha, Oeste e Centro do estado: Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Guaíba, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.
Nessas áreas, existe risco de elevação dos níveis de arroios, córregos e rios menores, causando transtornos em regiões ribeirinhas.
Se você reside em áreas propensas a alagamentos ou inundações, mantenha-se atento e informe-se sobre os Planos de Contingência de sua cidade para saber quais medidas preventivas tomar em seu bairro ou região.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp