Primeira balneabilidade das praias gaúchas será divulgada no sábado
A partir das 14h de sábado (20), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) divulga, em Capão da Canoa, na abertura do Verão Legal/RS 2009, a balneabilidade de 42 pontos do Litoral e nove da região do Guaíba. Os demais pontos, inclusive o Litoral Sul e Médio, serão divulgados no dia 2 de janeiro.
As áreas abrangidas são: 33 pontos no Litoral Norte (oito em Torres, 1 em Arroio do Sal, seis em Capão da Canoa, três em Xangri-lá, três em Osório, um em Santo Antônio da Patrulha, quatro em Imbé, quatro em Tramandaí, três em Cidreira, dois no Balneário Pinhal) dois no Litoral Médio (Balneário de Quintão em Palmares do Sul e Praia do Bacopari em Mostardas). Os nove pontos do Lago Guaíba são em General Câmara (Balneário Cachoeirinha); em São Jerônimo (Praia do Encontro),em Eldorado do Sul (Praia do Sans Souci). A divulgação será feira pelo gerente regional do Balcão Ambiental Unificado, geólogo Mattos´Allem Roxo.
O Projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde 1979 e inclui, nesta temporada, a coleta de amostras em um total de 89 pontos fixos de 73 praias e balneários localizados em 45 municípios, distribuídos da seguinte forma: 62 pontos no Litoral, 15 no Guaíba e 12 na região do Rio Uruguai. Para a divulgação do primeiro resultado é necessária a realização de cinco campanhas.
Monitoramento de bactérias
A principal novidade deste ano é o monitoramento da ocorrência de florações de algas (cianobactérias), organismos de ocorrência comum em diferentes tipos de ambientes, a maioria de água doce. As cianobactérias são organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar a intoxicações agudas ou crônicas. Segundo a legislação vigente, o valor máximo permitido é de 50.000 células de cianobactéricas/ml, conforme a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente n.º 357/2005.
Fiscalização
A Fepam manterá instensa fiscalização no Verão. As ações no Litoral Norte serão coordenadas pelo gerente da Regional Litoral Norte, Mattos'Alem Roxo, que pote ser contatado pelo telefone (51) 3661-1685. As ações são para atender a emergências ambientais, recebimento de denúncias e orientação aos respon´saveis por empreendimentos. No Litoral Sul, a fiscalização será coordenada pelo gerente Regional da Região Sul, Francisco Finger, fone (53) 3232 9777 / 3222- 9172. As informações do Projeto Balneabilidade também poderão ser obtidas pelo site da Fepam, no endereço www.fepam.rs.gov.br a partir do dia 21 de dezembro.