Primeiro veículo adaptado para deficientes será apresentado em Osório
Proporcionar à população portadora de necessidades especiais de Osório um transporte adaptado para garantir e facilitar o direito à vida social. Com este objetivo, nesta quinta-feira (28), será apresentado o primeiro veículo adaptado do Município adquirido pela Empresa Transflor – Transportes Anflor Ltda, em cumprimento a Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com a Promotoria de Justiça Cível de Osório.
O Município possui 39 mil habitantes e, no total, sete mil portadores de algum tipo de deficiência serão beneficiados pelo ônibus. O veículo deverá circular no perímetro urbano, no mínimo, em um horário por linha pela manhã e um horário por linha pela tarde, enquanto não adaptada a totalidade da frota.
O promotor de Justiça autor da ação, Luis Cesar Gonçalves Balaguez, explica a importância da inclusão do serviço pioneiro em Osório. “A inexistência de transporte coletivo adaptado impede o trânsito das pessoas com necessidades especiais, ocasionando seu isolamento social, negando-lhes o direito de ir e vir”.
Para Balaguez é imprescindível ressaltar que conforme a Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
A cerimônia de entrega será realizada às 11h, na Promotoria de Justiça de Osório, localizada na Avenida Jorge Dariva, 1196.