Processos seletivos complementares ofertam quase 500 vagas no IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe inscrições para dois processos seletivos complementares de estudantes, com ingresso ainda no primeiro semestre de 2016. No total, são 414 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos ofertados em 12 campi: Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. O Campus Osório oferece 36 vagas através do Processo Seletivo Complementar 2, sendo 20 para o curso Técnico em Panificação e 16 para Técnico em Guia de Turismo, ambos na modalidade Subsequente, que é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio.
As inscrições para participar do processo seletivo podem ser realizadas até 2 de março, pela internet, no site de Ingresso, e não há cobrança de taxa. A classificação nos cursos técnicos subsequentes e nos cursos superiores ocorre a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo ser utilizada a partir de 2009. No formulário de inscrição, o candidato deve indicar o ano do Enem que deseja utilizar. A exceção é os campi Restinga (Porto Alegre), Vacaria e Viamão que utilizará uma prova de redação, aplicada no dia 7 de março, como forma de seleção.
Já o Processo seletivo complementar 1, oferece 96 vagas distribuídas entre os campi Erechim e Restinga (Porto Alegre). As inscrições vão até o próximo domingo, 28 de fevereiro pelo site ingresso.ifrs.edu.br, também de forma gratuita. A seleção será feita por sorteio público, previsto para ocorrer às 14h do dia 1º de março de 2016, no Campus Porto Alegre do IFRS (rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico, Porto Alegre).
> Todas as informações estão disponíveis no site Ingresso, onde a responsabilidade do candidato é acompanhá-las.
Diretores-gerais de campi do IFRS tomam posse e pró-reitores da nova gestão são nomeados
Tomou posse na tarde de quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016, em solenidade realizada no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o novo diretor-geral do Campus Osório, Claudino Andrighetto, juntamente a mais oito diretores-gerais de campi eleitos em outubro de 2015. Na solenidade, marcada por agradecimentos e reafirmação de compromissos, também foram nomeados os pró-reitores da nova gestão.
Para registrar o início da nova gestão nos campi, assinaram o termo de posse os diretores-gerais Soeni Bellé (Campus Bento Gonçalves), Mariano Nicolao (Campus Canoas), Juliano Cantarelli Toniolo (Campus Caxias do Sul), Eduardo Angonesi Predebon (Campus Erechim), Claudino Andrighetto (Campus Osório), Marcelo Augusto Rauh Schmitt (Campus Porto Alegre), Gleison Samuel do Nascimento (Campus Restinga), Alexandre Jesus da Silva Machado (Campus Rio Grande) e Odair José Spenthof (Campus Sertão).
Os pró-reitores que deixaram os cargos – Giovane Silveira Petiz (Administração), Amilton de Moura Figueiredo (Ensino) e Júlio Xandro Heck (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) – relembraram as conquistas obtidas pela instituição nos últimos anos e agradeceram suas equipes e demais servidores da Reitoria e dos campi. Os que estão dando início a uma nova gestão – Viviane Silva Ramos (que se mantém na Extensão), Tatiana Weber (Administração), Clarice Monteiro Escott (Ensino), José Eli Santos dos Santos (Desenvolvimento Institucional) e Eduardo Girotto (Pequisa, Pós-Graduação e Inovação) – salientaram os desafios desta fase, devido ao difícil cenário econômico nacional, e reforçaram a necessidade de comprometimento e apoio de todos para fortalecer cada vez mais a instituição.
Desafios passados e futuros
Em uma mensagem em vídeo, a professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, reitora da instituição de sua criação, em dezembro de 2008, até fevereiro de 2016, fez agradecimentos, lembrou de desafios e desejou sucesso aos novos gestores. “O IFRS chega a sua segunda fase, e eu tive o prazer de fazer, junto com toda a equipe que me acompanhou ao longo desses anos, uma gestão que foi relevante para a comunidade da região e do estado do Rio Grande do Sul. Conquistamos muitas coisas e este é um momento ímpar de uma instituição que respeita o processo democrático, elegeu um novo reitor para que possa dar seguimento a esse novo momento.” Cláudia está nos Estados Unidos participando de programa de capacitação do Ministério da Educação e da Capes.
O reitor, Osvaldo Casares Pinto, salientou a importância do trabalho dos pró-reitores e dos diretores-gerais que finalizaram suas gestões para o crescimento e a consolidação do IFRS. Fez um agradecimento especial à Cláudia. “Começamos em 2008 como o menor dos Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológicas) e hoje estamos entre os maiores e melhores Institutos Federais do país”, disse. Osvaldo reafirmou que os cinco princípios defendidos durante a campanha eleitoral serão balizadores da gestão: excelência, consolidação, valorização, integração e protagonismo. Afirmou que os novos pró-reitores também estão comprometidos com essas diretrizes.
Já o diretor-geral do Campus Osório, Claudino Andrighetto, destacou como prioridade da sua gestão a normatização de procedimentos: “Um dos primeiros passos é fazer o levantamento de demandas e a identificação do que é necessário regulamentar para serem definidos os fluxos. Entender o funcionamento de cada setor, estabelecer o que é de responsabilidade de cada um e ter isso documentado para tornar de amplo conhecimento a fim de que todos se adequem a essas normativas de funcionamento do campus”. Outra importante frente de trabalho é o resgate de parcerias, principalmente com as prefeituras da região.
Conheça o novo diretor-geral
Formado em Informática – Sistemas de Informação pela Unijuí com pós-graduação em Tecnologias Educacionais, Claudino Andrighetto ingressou na Rede Federal em 2008, no cargo de Analista de TI, na então Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Santo Augusto, do Cefet Bento Gonçalves.
Após a criação dos Institutos Federais, escolheu o Campus Osório como destino, passando a fazer parte, em 2010, junto com sua esposa (também servidora), da equipe do IFRS. Esteve a frente da coordenação de TI do campus por três anos. Participou do Conselho de Campus desde sua constituição, bem como da Comissão de TI do IFRS.
É o primeiro técnico-administrativo eleito como diretor-geral de um campus do IFRS. Obteve a maior votação percentual entre os campi (59,08%). Assume o cargo como um compromisso firmado junto a grande parte dos colegas servidores e alunos, para desempenhar um novo trabalho nos próximos quatro anos.
> A nova gestão do Campus Osório será formanda pelos seguintes membros:
Direção de Administração e Planejamento: Uady Rocha Sessim
Direção de Ensino: Maitê Moraes Gil
Direção de Pesquisa e Inovação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Direção de Extensão: Cátia Eli Gemellii
Coordenação de Desenvolvimento Institucional: Eder José Morari
Coordenação de Ensino: Isabel Cristina Tedesco Selistre
Chefia de Gabinete: Milena Alves Bratti
Gabriela Morel