Geral

ProconRS reúne-se com representantes da empresa fabricante do Toddynho

O ProconRS, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), e a Pepsico realizaram reunião nesta sexta-feira (15) para discutir os procedimentos em relação aos consumidores referente aos lotes do achocolatado Toddynho contaminados e distribuídos no Estado. Participaram a diretora do ProconRS, Juliana Soares, e os advogados da empresa Fernando Martinez Calia e Lucia Magalhães.

Durante o encontro, os advogados afirmaram o compromisso da empresa em atender os consumidores que foram lesados pela contaminação de um lote de Toddynho pela bactéria Bacillus Cereus, que provoca intoxicação alimentar. Segundo Lucia, 8.910 unidades foram contaminadas através de contato com o ar. Diferentemente de outras situações, de acordo com a advogada, o produto não teve contaminação química.

“Não é um episódio semelhante a situações que aconteceram com empresas que adicionaram formol ou álcool na composição. Foi uma contaminação através do contato com o ar e não teve contato com produtos químicos. Mesmo assim, a empresa está prestando todo o atendimentos aos consumidores e fazendo o recall dessas unidades”, disse ela. 

Duas mil unidades do produto contaminado já foram localizadas e recolhidas na rede de estabelecimentos comerciais de Porto Alegre e região metropolitana abastecidas pela companhia. Segundo os advogados, mais 500 unidades foram recolhidas via Serviço de Atendimento ao Cliente com devoluções dos próprios consumidores.

Os advogados reconhecem que houve alteração nos padrões de controle de qualidade e erro na distribuição do lote, que estava bloqueado no centro de distribuição. Também admitem ter havido falha no descarte do produto.

Segundo Fernando, os produtos contaminados apresentam sabor diferente, o que identifica o problema. “Esse pequeno lote de produtos, que se encontra fora de especificação bacteriológica, apresenta sabor azedo e, eventualmente, pode causar desconforto gastrointestinal, náuseas, mas apenas sintomas leves, porém o atendimento está sendo realizado por médicos caso solicitado”, afirmou.

Segundo os advogados, os clientes que adquiriram produtos do lote contaminado devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Pepsico para a substituição da bebida, sem custos. “Trocas são feitas na residência, não há custo adicional”, disse Lucia. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800 703 2222 ou pelo e-mail: sactoddynho@pepsico.com. Os atendimentos estão estendidos até normalizar a situação.

A orientação do ProconRS é verificar os lotes anunciados e se forem encontrados, que não sejam consumidos. O órgão vai continuar a vigilância para que os direitos do consumidor não sejam lesados.

Confira a nota da Pepsico comunicando o número dos lotes contaminados:

“A PEPSICO DO BRASIL comunica o recolhimento de unidades do produto TODDYNHO® Chocolate 200 ml, lote com marcações GRU L15 51 (intervalo de 23:04 a 23:46), com data de fabricação em 2/6/2014 e data de validade 29/11/2014, que estão impróprias ao consumo”.

Comentários

Comentários