Procura por vacina contra a febre amarela é grande em Torres
A procura pela vacina contra a febre amarela tem sido grande em Torres. Somente na primeira quinzena de janeiro já foram vacinadas 300 pessoas no Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis. O secretário da Saúde, Valmir Daitx Alexandre (Pardal), lembra que Torres não está localizada em área de risco, o que dispensa a vacinação da população. Ele apela para que apenas as pessoas que forem viajar para as regiões de risco busquem a imunização, conforme orientação também do Ministério da Saúde. “Isso é importante para que não falte vacina para quem realmente precisa”, observa o secretário.
Em função da demanda, uma nova remessa de vacinas foi solicitada nesta semana pela Secretaria de Saúde de Torres à 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório. A vacinação contra a febre amarela é eficaz na prevenção dessa grave doença. No entanto, uma pessoa somente estará imunizada se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem para áreas infectadas pelo Aedes aegypti. A vacina protege durante 10 anos.
Assim, recomenda-se a vacina para quem viajar para os Estados das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, para todos os municípios do Maranhão e Minas Gerais e os municípios localizados ao Sul do Piauí, Oeste e Sul da Bahia, Norte do Espírito Santo, Noroeste de São Paulo e Oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.