Professores municipais recebem capacitação sobre educação inclusiva em Torres
A capacitação integra o projeto Repensando a Educação e integra as exigências do Plano de Ação Articulada (PAR) elaborado em 2008. A capacitação foi ministrada pela doutoranda em Epistemologia, Marlene Petry, e pela mestra em Educação, Rosângela Garcia. “É preciso superar a pedagogia tradicional para uma que contemple a inclusão”, ressaltou a secretária de Educação, Léa Gállio Gründler.
Conforme a secretária, o ensino oferecido pela rede municipal de Torres é reconhecido pela educação de qualidade e, principalmente, pelo processo de inclusão que desenvolve desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “Neste contexto, além do trabalho sistemático com os professores, a Prefeitura também aposta na capacitação dos funcionários”, explica. No trabalho inicial de capacitação interna para os funcionários, as professoras trabalharam as seguintes temáticas: legislação, inclusão e educação. Foram ressaltadas para a equipe as modificações na legislação referente à educação.
Também foi trabalhada a importância das funções que cada um desempenha dentro do espaço educativo, considerando a parcela de participação efetiva que todos exercemos e que contribuem para o progresso da escola como um todo. “A Prefeitura de Torres está de parabéns por buscar alternativas para enfrentar o desafio da educação inclusiva”, destacou Marlene.
As palestrantes ministrarão uma nova capacitação para os profissionais da rede no dia 19. Nesta ocasião será abordado sobre o funcionamento cerebral.