Educação

Profissional ajuda professores de alunos com surdez em Imbé

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), através do Centro Referencial de Apoio ao Educando (CRAE), preocupada com a educação inclusiva, colocou dentro das salas de aula um profissional para apoio a professores de alunos com surdez.

A professora Ana Lúcia Medeiros de Lima serve como “ponte” entre a comunidade escolar e os alunos, unindo a Língua Portuguesa com a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As atividades visam a integração de todos os alunos. Ela realiza o mesmo trabalho na Educação Infantil. “A escola só tende a lucrar quando possui no seu quadro um aluno que fale outra língua. É o momento para que todos exerçam a cidadania e a inclusão verdadeiras. Duas culturas vivendo em harmonia: a dos surdos e dos ouvintes, construindo novos conhecimentos”, diz a titular da SMEC Jusseni Euzébio de Oliveira.

A professora Ana Lúcia acredita que a função do educador, nos dias de hoje, é ser mediador de culturas e um aprendiz. Segundo ela, o profissional deve sempre buscar novos conhecimentos e estratégias para que, com os alunos, aconteça uma escola aberta e inclusiva para todos.

Comentários

Comentários