Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Geral

Projeto Beira de Praia oferece serviços e atividades de lazer na orla de Capão da Canoa

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Atividades do programa Verão para Todos foram oferecidas aos veranistas neste sábado (2) na orla de Capão da Canoa. Apesar do tempo nublado, centenas de pessoas conferiram a estrutura do projeto Beira de Praia, uma parceria público-privada do governo do Estado, através do Pró-Esporte, além de ações educativas e serviços públicos oferecidos no local de forma gratuita.

Um grupo de aproximadamente 30 crianças participou, durante a manhã, de atividades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil na areia da praia. O projeto Salva-Vidas Mirim atende a crianças de 6 a 12 anos com informações sobre o mar, as bandeiras, profundidade da água e limpeza da praia.

“Nosso objetivo é orientar as crianças sobre os perigos do mar e tudo o que acontece durante o veraneio para que elas possam transmitir o que a gente ensina para os adultos. Eles serão os nossos multiplicadores do futuro”, destacou o coordenador do projeto, tenente Ari Menezes. Além da palestra de orientação, foi feita uma simulação de resgate no mar, proporcionando aprendizado prático do que foi explicado pelos bombeiros.

Após, as crianças participaram das ações da Polícia Civil, como a mini rústica e a demonstração do trabalho dos cães do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc). “Todas essas ações são sociais e buscam uma maior integração com a comunidade, sobretudo com as crianças, para que desde pequenas possam ter a visão do policial amigo e próximo”, disse a diretora da Divisão de Comunicação Social da Polícia Civil, delegada Clarissa Lopes. À tarde, a Polícia Civil também realizou a Oficina de Trânsito para crianças.

Projeto Beira de Praia

Levar lazer, esporte e atividades educativas para os banhistas é um dos objetivos do projeto Beira de Praia, promovido através de uma iniciativa inédita unindo o governo do Estado e a iniciativa privada, com o apoio de grandes empresas estaduais e nacionais, além da Federação Gaúcha de Jiu Jitsu, que é a realizadora do projeto.

“O Projeto Beira de Praia do Verão para Todos vai se estender ao longo do verão em seis praias, incluindo o Litoral Sul e a Costa Doce, como São Lourenço do Sul, além de quatro praias do Litoral Norte”, afirmou o diretor de Publicidade e Marketing da Secretaria da Comunicação, Tiago Dimer.

Sem aporte financeiro do caixa único do Estado, o projeto disponibiliza aos veranistas cancha de futebol, vôlei e bocha, além de empréstimo de materiais esportivos, como kit de bocha, bolas e coletes para futebol e vôlei, bola e raquete para beach tênis e guarda-sóis. No decorrer do dia, também são oferecidas atividades recreativas e de fitness, como a aula de zumba.

Outros serviços
Na orla de Capão da Canoa os banhistas também puderam aproveitar alguns serviços do Estado oferecidos gratuitamente, como a unidade móvel do Sine/FGTAS, para intermediação de mão de obra, renovação de Carteira de Artesão e encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O TudoFácil também esteve presente, para o encaminhamento de CPF, e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, com a unidade móvel do programa Educação Sanitária. Ainda na beira-mar, a Corsan disponibilizou água gelada aos veranistas.

Confira as datas das próximas ações do Projeto Beira de Praia

9/1 – Torres

16/1 – Cidreira

23/1 – São Lourenço do Sul

30/1 – Cassino

6/2 – Tramandaí

13/2 – Capão da Canoa (com show de encerramento)

Verão Para Todos

O projeto Verão para Todos reúne ações de lazer, serviços e infraestrutura em todo o Litoral, um esforço do governo do Estado para melhorar a vida das milhares de pessoas que viajam durante a temporada. O projeto é resultado de um trabalho conjunto com mais de 30 órgãos do governo que se empenharam para oferecer serviços de qualidade para as pessoas.

Verão para Todos é aberto oficialmente no Rio Grande do Sul

Cassiane Osório

Comentários

Comentários