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Projeto bilionário avança: porto do Litoral Norte recebe autorização definitiva
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Projeto bilionário avança: porto do Litoral Norte recebe autorização definitiva

O projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal deu um grande passo rumo à concretização, com a assinatura eletrônica do Contrato de Adesão nº 03/2024 na última terça-feira (1º).

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Este ato oficial, selado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Porto Meridional Participações S/A, concede à empresa a permissão definitiva para implantar o empreendimento portuário, após um longo processo de autorização.

Com o contrato assinado, a Porto Meridional está apta a solicitar as últimas autorizações necessárias, como o licenciamento ambiental, que está sendo conduzido pelo Ibama.

O diretor jurídico da empresa, André Busnello, ressaltou que esse é o foco no momento, sendo crucial para o início das obras. A expectativa é de que a licença ambiental seja obtida nos próximos 30 a 40 dias.

A iniciativa do Porto Meridional promete transformar a logística da região, favorecendo tanto o Litoral Norte quanto as empresas da Serra Gaúcha.

Psicólogo Regis Soster

O grupo MobiCaxias, que apoia o projeto desde o início, comemora o avanço, apontando que o porto será uma alternativa logística estratégica, reduzindo distâncias e custos, além de aumentar a competitividade no setor de importação e exportação.

O diretor-executivo do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, está otimista com o andamento dos trâmites ambientais e antecipa que as liberações podem ser finalizadas ainda este ano, o que permitirá o início das obras.

Uma cerimônia oficial em Caxias do Sul para a celebração do contrato está prevista para o dia 20 de outubro, com a presença de importantes autoridades como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

O projeto do Porto Meridional envolve um investimento de R$ 1,3 bilhão e terá uma capacidade de movimentação anual impressionante: cinco milhões de toneladas de carga sólida a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres.

Com duração de 20 meses, as obras vão gerar mais de dois mil empregos diretos e quase cinco mil indiretos, fortalecendo a economia da região e envolvendo setores de administração e construção civil.

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