Projeto de Lei quer Internet para todos no RS
Ele quer criar um instrumento legal para que o Estado coordene os municípios que ainda não possuem acesso sem fio e banda larga a implantá-los incentivando a iniciativa privada e as prefeituras a implantar sistemas digitais.
O presidente da Comissão de Educação da Assembléia acredita que o programa vai ajudar os gaúchos no acesso gratuito e livre a conteúdos de domínio público, educação e cultura, ensino à distância, informação governamental. Salienta que a “Internet” e a comunicação não podem ser mecanismos para aumentar as desigualdades sociais e que o Estado deve implementar políticas digitais que promovam a inclusão dos cidadãos e o acesso aos órgãos públicos, à educação, à cultura e a informação.
Ao justificar Mano afirma que tal qual a rede de esgotos, a energia elétrica e o telefone, a “Internet” precisa estar acessível a todos. Disse que o Brasil é o país que, em proporção à sua população, apresenta menor número de computadores pessoais, linhas telefônicas e servidores da rede, cabendo ao Estado importante papel na democratização da “Internet”, auxiliando nas as soluções para a conexão a pouco ou nenhum custo.