Projeto de Robótica é um dos destaques de escola de Osório
A equipe de robótica “Bons Ventos” da Escola Osvaldo Bastos do município de Osório, iniciou em 2015 pelo Professor Natanael Bobsin Strasburg, que continua trabalhando com a equipe, que tem uma bela trajetória.
No primeiro ano de competição ganhou o Prêmio “Superando Todas as Adversidades” no torneio First Lego League (FLL).
Desde então, participou de três torneios, em média, por ano, sendo o FLL o principal torneio. A equipe trabalha um turno por semana na escola com o professor Natanael.
Este ano a temporada FLL foi lançada oficialmente no dia 11 de agosto, denominada City Shaper.
Para participar deste torneio a equipe tem que adquirir o Tapete da Temporada que é relativamente caro, e neste ano a equipe já havia desistido de participar devido aos custos do tapete, porém todo ano o professor elabora um projeto, envia ao Sesi, que é analisado. Neste ano o SESI emprestou o tapete para a equipe treinar para a competição.
Além de construir o robô para fazer as missões na arena a equipe tem que desenvolver um projeto de pesquisa no qual deve estar de acordo com o tema do torneio.
Este ano o desafio é “como tornar a cidade mais inteligente” e a equipe teve a ideia de pesquisar sobre a possibilidade dos novos prédios terem em cada andar um espaço de coleta seletiva individual para que os moradores não precisem utilizar o elevador social para levarem o lixo para fora.
Para isto a equipe entrevistou o engenheiro André Abitante, da prefeitura tirando muitas dúvidas. O projeto será apresentado no torneio nos dias 13 e 14 de dezembro no SESI em São Leopoldo. A galera está muito animada com a ideia.