Projeto destaca preservação de Maquiné
A Exposição e Mostra Verde, Projeto Maquiné BioAtivo: preservando a Mata Atlântica Gaúcha, no período de terça (23) a quinta-feira (1º), no Shopping Bourbon Country, realizou na quinta-feira (25), coquetel para celebrar o evento. O projeto, uma ação da Agroindústria e Distribuidora de Produtos Orgânicos e Aromáticos (HBA), sob a coordenação de Laís Birmann e Daniela Daniel, conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de preservar e difundir um ambiente sustentável em Maquiné.
Entre as finalidades está o incentivo a agricultura orgânica e o reflorestamento, pois é um lugar que abriga diversas espécies ameaçadas de extinção. O projeto Maquiné BioAtivo visa a preservar os 2,70% de Mata Atlântica que resta no Estado, com o cultivo de ervas medicinais orgânicas certificadas, reflorestamento de áreas desmatadas, desenvolvimento de sementes, criação de consórcio de agricultores e no desenvolvimento e fabricação de produtos naturais.
No evento foram expostos os oito objetivos do milênio incorporados ao projeto: acabar com a fome, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, malária e outras doenças, qualidade de vida com respeito ao meio ambiente e todos trabalhando pelo desenvolvimento.
O projeto também destaca a captação de parcerias de empreendedores para a neutralização de carbono, visto que o aquecimento global é um fenômeno que afeta a todos e está diretamente relacionado ao consumo de energia que geramos, pois as emissões de gases contribuem para o efeito estufa. A neutralização de carbono consiste num modo de conter essas emissões, onde o carbono emitido é quantificado por meio de projetos específicos, resultando em um número de árvores que, plantadas e mantidas em áreas de preservação por 30 anos, produzem o oxigênio equivalente ao carbono emitido.
Estava presente na exposição à bióloga e gerente executiva do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no Estado, Vera Lúcia Lopes Pitoni e o procurador de Justiça e deputado Vieira da Cunha.
Animais em extinção
Graxaim, onça parda, jaguatirica, paca, araponga, puma, veado-mateiro, lontra, bugio-ruivo, lobo-guará, macuco, tico-tico-rei, gralha-azul e beija-flor.
Vegetais ameaçados
Cedro, corticeira-da-serra, palmito, araucária, canela sassafrás, samambaia, xaxim, orquídeas e bromélias.