Projeto FACOS e APAE realiza mais uma oficina em Osório
As atividades foram desenvolvidas na Briquedoteca da CNEC/Osório, sob a coordenação dos professores Ivan Basegio e Igor Velho.
O trabalho foi realizado a partir da Psicomotricidade Relacional, que procura desenvolver ações e estratégias de intervenção pedagógica utilizando a via corporal como meio de melhorar as relações da criança com o adulto, com os iguais, com o meio e consigo mesma.
Durante a oficina, foram propostas diferentes vivências corporais a partir de situações lúdicas e espontâneas, oportunizando trajetórias que permitem o desenvolvimento em diversas áreas, tais como os aspectos motor, relacional, emocional e cognitivo.
De acordo com s professores envolvidos, a oficina foi estruturada em três momentos: Ritual de entrada, Trajetórias Lúdicas e Ritual de Saída, quando as crianças se expressaram, verbalmente ou ainda corporalmente, sobre o que vivenciaram durante a sessão.
Para o coordenador executivo do projeto, professor Igor Velho, essas oficinas representam um momento importante para a formação profissional e cidadã dos acadêmicos de diferentes cursos de graduação da FACOS. “É importante ressaltar o aspecto social que as ações de inclusão trazem para o bom desenvolvimento das relações interpessoais”, explica. “Essas ações visam uma continuidade, tanto no ambiente escolar da APAE quanto na FACOS. Nesse sentido, existe o diálogo permanente entre as instituições, a fim de oferecer uma educação comprometida com o desenvolvimento integral de todos os sujeitos envolvidos”, finaliza Velho.
A próxima oficina ocorrerá no dia 29 de abril, e o curso de Graduação em Informática oportunizará uma vivência em Inclusão Digital.