Projeto institui o Dia do DeMolay no Rio Grande do Sul
Para Lang, a importância da aprovação da proposta é refletida pela finalidade da Ordem, pelas normas de conduta e Código de Ética, que tem por objetivo o aprimoramento do jovem. “Enquanto legisladores, a busca incessante por fatos positivos deve integrar nossas funções e, sem dúvida, apoiar projetos e instituições como a Ordem DeMolay é, sem dúvida alguma, praticar a cidadania incentivando, oportunizando e reconhecendo a iniciativa de grupos que promovam qualidade de vida para nossa sociedade”, justifica o parlamentar.
Os membros da Ordem DeMoley defendem também a liberdade civil, religiosa, política e intelectual, que estão entre os principais objetivos da organização. Sob o aconselhamento de adultos, liderança hábil, cidadania consciente, responsabilidade e desenvolvimento do caráter são aprendidos por meio de uma variedade de caminhos, um mundo real de aplicações e atividades.
Saiba mais
A Ordem DeMolay é uma organização filosófica e fraternal, fundada nos Estados Unidos em 18 de março de 1919 pelo maçon Frank Sherman Land. É patrocinada e apoiada pela maçonaria mundial, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede o espaço de seus templos para as reuniões dos “Capítulos”, denominação dada a cada célula da organização.
A Ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 22º e último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela inquisição e executado por ordem do Rei Felipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.
Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O jovem DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado “Sênior DeMolay” e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da “Associação DeMolay Alumni”. No Brasil, distribuídos em mais de 700 “Capítulos”, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente A Ordem DeMolay foi trazida para o Brasil pelo maçon Alberto Mansur que, no dia 16 de agosto de 1980, fundou e instalou o Capítulo Rio de Janeiro N.º 01, o Matter da América do Sul, com a iniciação de 63 jovens.