Geral

Projeto Jovem Aprendiz beneficia 50 jovens em Osório

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Osório, o Senai e Calçados Beira Rio, 50 jovens iniciaram nesta terça-feira, dia 1º de março, o curso de confeccionador de calçados. No projeto, os estudantes terão aulas teóricas e práticas no contra-turno das aulas escolares, recebendo meio salário mínimo e carteira assinada, com chances de efetivação ao final do curso que dura um ano.

Uma cerimônia com a presença de autoridades como o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Luz, demais secretários e representantes do Senai e Calçados Beira Rio marcou o primeiro dia de aula dos 25 estudantes do turno da manhã.

O projeto integra a Lei Nacional de Aprendizado que determina que entre 5 a 15% dos funcionários das empresas tenham jovens aprendizes. “A Beira Rio e o Senai abrem as portas para a qualificação. O sistema de aprendizado, além  das 800 horas, ainda assina a carteira. Que vocês sejam os melhores e aprendam tudo que vocês podem com esses profissionais”, disse Gilmar aos jovens aprendizes.

Segundo o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior  “É uma situação importante, a prefeitura proporciona, juntamente com o Senai e a Beira Rio, cria uma situação de extrema importante, afinal, estamos qualificando mãos-de-obra, com perspectiva de colocação imediata. Portanto é importante, são 50 jovens, vamos ampliar cada vez mais, esse tipo de sistematização”, disse o prefeito.

Um dos 25 jovens participantes é o estudante Jordan Martins, de 16 anos, que almeja seguir os passos da irmã, que já trabalha na Beira Rio. “Quero aprender coisas que ainda não sei e tentar ficar empregado depois”, disse o estudante que estuda na Escola Municipal Osvaldo Amaral.

As aulas do Projeto Jovem Aprendiz são realizadas em um pavilhão locado pelo Senai, localizado na Rua da Igreja, 430. O Senai de Osório está ligado ao de Gravataí. Os seus representantes participaram da aula inaugural. “É um curso de aprendizagem industrial, por isso aproveitem essa oportunidade única que vai contribuir e abrir muitas oportunidades para vocês”, disse Márcio Torres, diretor do Senai de Gravataí.

A fábrica de calçados Beira Rio tem interesse que se crie a cultura do mercado calçadista na cidade. “Estamos orgulhosos de trazer o Senai para o município de Osório. Vocês, ao final do curso, já terão uma profissão, o que é um diferencial no mercado. Vamos dar a matéria prima e maquinários, aproveitem e se dediquem a aprender”, disse Flávio Vieira, diretor industrial dos Calçados Beira Rio.

Mais informações sobre o projeto desenvolvido com os jovens entre 14 e 24 anos, na Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, através do telefone (51) 3601 1752.

Comentários

Comentários