Projeto milionário quer instalar teleférico em Osório
A construção de um teleférico no município de Osório volta a tona.
A primeira notícia que se tem conhecimento sobre o tema surgiu ainda nos anos 80, com o prefeito Ângelo Guasseli.
Na primeira gestão do prefeito Romildo Bolzan Júnior, nos anos 90 e também na última, em 2011, novamente o assunto voltou com tudo, mas nunca saiu do papel.
A ideia agora é instalar um teleférico interligando o conhecido Morro da Borússia a um complexo com hotel, hub de saúde, posto de gasolina e até uma marina.
Segundo matéria publicada no Jornal do Comércio, o investimento estimado entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões está sendo encabeçado pela Connect Global AD, uma aceleradora de projetos que tem parceria com o grupo francês Poma, empresa de transporte por cabos que seria responsável pela construção teleférico.
O escritório do arquiteto Jaime Lerner, que fez os projetos da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, desenvolve estudos de urbanismo e da marina para o complexo com teleférico, segundo a Connect Global.
O meio de transporte com fim turístico e aberto ao público percorrerá uma distância de 1,4 quilômetro ligando a rampa nordeste do Morro da Borússia ao restante do empreendimento, a ser erguido em uma área de 45 hectares cedida pela prefeitura de Osório.
A área fica após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em Osório, margeado pela lagoa da Pinguela.
A participação da prefeitura no projeto, além de ceder o terreno, seria de auxiliar na obtenção das licenças ambientais.
A área já havia sido cogitada para a construção de um polo industrial.
As informações são do Jornal do Comércio.