Educação

Projeto para inserção de peixe na alimentação é apresentado às CREs

Os responsáveis pela alimentação escolar nas 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs) participaram, nesta quinta-feira (25), do II Encontro de Formação sobre o assunto, realizado no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

A equipe da assessoria de alimentação escolar, coordenada por Sandra Pinho, reuniu os gestores, pela segunda vez, a fim de qualificar o atendimento alimentar aos estudantes.

Durante a tarde, as nutricionistas do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), apresentaram o projeto de pesquisa sobre a inserção do peixe anchoíta (animal de pequeno porte, amplamente pescado na Argentina e Uruguai) na alimentação de escolares da rede pública gaúcha, desenvolvido em parceria com a Universidade de Rio Grande (Furg).

A rede estadual irá participar do projeto, com duas escolas de cada coordenadoria. Serão realizados testes para ver a aceitação dos estudantes ao alimento. A anchoíta tem sabor muito próximo ao da sardinha e da anchova, tendo a vantagem de ser encontrada no município de Rio Grande. A sardinha, ao contrário, tem 60% de sua produção oriunda de exportação.

A participação das escolas estaduais poderá acarretar em um aumento no consumo de peixe por parte das crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul, que receberão uma alimentação mais saudável, equilibrada e da região. O encontro com as coordenadorias também abordou a Semana da Alimentação, a ampliação do Conselho Estadual de Alimentação Escolar e assuntos técnicos como o cardápio regionalizado.

Comentários

Comentários