Projeto Patrulha do Mar promove educação com diversão para crianças
O Projeto Patrulha do Mar, desenvolvido por policiais da Brigada Militar em parceria com a Prefeitura de Capão da Canoa e com a ONG Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceacria), movimenta o Litoral Norte neste veraneio.
As crianças inscritas no projeto realizam passeios, oficinas, treinamentos e gincanas abordando temas lúdicos e educativos. Além disso, são realizadas atividades para despertar comportamentos e sentimentos que colaboram para o crescimento pessoal dos participantes, contribuindo para que se tornem melhores cidadãos.
“As crianças que participam do grupo são despertadas para o convívio em sociedade. O trabalho previne o envolvimento com drogas e com a criminalidade”, afirma o sargento Everton Luiz Ribeiro Borba.
O projeto existe há 14 anos e já formou cerca 800 crianças. “Como cada edição do projeto dura uma média de três meses, acabamos conhecendo um pouco mais cada participante, passamos valores de conduta, e esses são transmitidos para a família. É muito gratificante desempenhar esse trabalho”, complementa o sargento.
Entre os objetivos do Projeto Patrulha do Mar, destacam-se os seguintes:
– Aproximar as crianças e adolescentes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros;
– Transmitir valores sociais fundamentais para uma convivência sadia e responsável;
– Transmitir aos alunos movimentos militares de ordem unida, trazendo assim espírito de corpo para o grupo;
– Realizar oficinas e palestras abrangendo assuntos como: atendimento pré-hospitalar; prevenção a sinistros e acidentes domésticos; história e hierarquia da Brigada Militar e a importância da coorporação no contexto geral dos municípios, Estado e União.
– Proporcionar às crianças e adolescentes momentos de diversão, sempre acompanhadas dos monitores do projeto, como passeios a parques aquáticos, CTG João Sobrinho e Horto Florestal;
– Práticas de esportes coletivos;
– Conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Projeto Patrulha do Mar tem sede na Avenida Central, nº 2004, no bairro Zona Nova, em Capão da Canoa, onde são realizadas todas as atividades. O telefone de contato é o (51) 3625-6663. Podem participar do projeto crianças e adolescentes de Capão da Canoa ou arredores, com idade de 8 a 14 anos e matriculados na escola. Outro requisito é de que os pais ou responsáveis tenham jornada de trabalho em torno de oito horas diárias.
Luciana Alcover