Projeto Praia Digital será ampliado na segunda edição do Verão Numa Boa Mais Digital
Os equipamentos serão disponibilizados em telecentros localizados em pontos centralizados na orla de cada praia, com uma área de alcance de dois quilômetros para o sinal. Cada hotspot terá um link dedicado de 4 Mbps. De janeiro a março deste ano, quando o serviço foi disponibilizado apenas na praia de Capão da Canoa, foram registrados 70 mil acessos, mais de 500 mil páginas foram acessadas por gaúchos e turistas de outros Estados e países como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Itália, Espanha e Estados Unidos.
Para o diretor de Inclusão Digital da Secom, Gerson Barrey, a expectativa é de que a ampliação do projeto seja recorde durante o veraneio de 2012/2013.
“O objetivo é o acesso à internet o mais próximo possível do mar, já que não pretendemos concorrer com os provedores e Lan Houses locais. Este ano, ampliamos junto com a Procergs para as praias onde tecnicamente há viabilidade, mas já pensamos em contemplar outras praias nos próximos anos, inclusive as de água doce”.
Segundo Carlson Aquistapasse, diretor-presidente da Procergs, o projeto deve estar no ar a partir de 15 de dezembro, seguindo até o dia 15 de março. O investimento em infraestrutura será de aproximadamente R$ 100 mil, com a parceria das prefeituras municipais.