Geral

Projeto Praia Digital será ampliado na segunda edição do Verão Numa Boa Mais Digital

Sete cidades do litoral gaúcho poderão contar neste verão com o sinal de internet grátis na praia. O projeto Praia Digital, coordenado pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) irá disponibilizar, durante o período de veraneio, hotspots wi-fi em Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Pinhal, Quintão e Cassino.

Os equipamentos serão disponibilizados em telecentros localizados em pontos centralizados na orla de cada praia, com uma área de alcance de dois quilômetros para o sinal. Cada hotspot terá um link dedicado de 4 Mbps. De janeiro a março deste ano, quando o serviço foi disponibilizado apenas na praia de Capão da Canoa, foram registrados 70 mil acessos, mais de 500 mil páginas foram acessadas por gaúchos e turistas de outros Estados e países como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Itália, Espanha e Estados Unidos.

Para o diretor de Inclusão Digital da Secom, Gerson Barrey, a expectativa é de que a ampliação do projeto seja recorde durante o veraneio de 2012/2013.

“O objetivo é o acesso à internet o mais próximo possível do mar, já que não pretendemos concorrer com os provedores e Lan Houses locais. Este ano, ampliamos junto com a Procergs para as praias onde tecnicamente há viabilidade, mas já pensamos em contemplar outras praias nos próximos anos, inclusive as de água doce”.

Segundo Carlson Aquistapasse, diretor-presidente da Procergs, o projeto deve estar no ar a partir de 15 de dezembro, seguindo até o dia 15 de março. O investimento em infraestrutura será de aproximadamente R$ 100 mil, com a parceria das prefeituras municipais.

Comentários

Comentários