Geral

Projeto que prevê aumento de Vereadores será votado hoje em Osório

O projeto, que prevê o aumento do número de Vereadores em Osório, será votado em primeiro turno na sessão de hoje (26), no Legislativo osoriense. Como se trata de uma mudança na lei orgânica do município, a lei exige que o projeto seja votado em dois turnos com diferença de dez dias entre uma votação e outra, ou seja, a segunda votação será no dia dez de Outubro.

Porém, para que haja segundo turno, o projeto precisa ser aprovado por seis dos nove vereadores. Caso isso não ocorra, o projeto está rejeitado e Osório continuará com nove vereadores e não mais 13 como prevê o projeto.

Na sessão ordinária do último dia 12 de Setembro, os Vereadores Ivan Borba (PDT), José Dias (PMDB), Luiz Ramos (PDT), Doca (PP) e Valério dos Anjos (PDT) assinaram o documento que dava entrada no projeto na Câmara, os demais Vereadores foram contrários, exceto a Vereadora Belinha (PDT) que estava ausente da sessão.

De acordo com o presidente do Legislativo, Vereador Denílson da Silva, ele fará a votação aberta, ou seja, o público saberá o voto de cada vereador. “A votação aberta dará mais transparência ao processo de votação”, afirmou o presidente.

Habitualmente, a última sessão de cada mês é interiorizada, porém como o Legislativo tem até o próximo dia primeiro de Outubro para votar em primeiro turno, os edis modificaram para que seja possível realizar a votação.

Presença da comunidade

O público nas sessões ordinárias da Câmara é muito pequeno. Por vezes, só são encontrados assessores de Vereadores e os mais interessados em política.

A Grande reclamação dos edis é que a comunidade não participa mais das reuniões e depois alguns dizem que Vereador não faz nada.

Mas na sessão de hoje, a expectativa é que o plenário esteja cheio para acompanhar a votação.

Enquete

Nos últimos dias o Litoralmania realizou uma enquete “Você concorda com o aumento de vereadores em algumas cidades do Litoral Norte?”

Veja o resultado final:

Sim – 20.6%

Não – 79.4%

Comentários

Comentários