Projeto Salva-Vidas Mirim chama atenção sobre cuidados no mar
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realiza, até o final de fevereiro, a 5ª Edição do Projeto Salva-Vidas Mirim, com a participação de crianças de 6 a 12 anos. O projeto engloba o Litoral Norte, Litoral Sul e águas internas. Palestras e orientações conscientizam as crianças sobre os cuidados essenciais que devem ser tomados no mar.
Desde o início desta edição, as atividades já foram levadas aTramandaí, Torres, Arroio do Sal, Capão Novo e Capão da Canoa. O número de crianças em cada grupo varia de acordo com a praia e a data. As turmas costumam ter entre 30 e 60 crianças.
O chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, afirma que o projeto ajuda na instrução de crianças e de seus familiares. “Esses encontros divulgam informações também para os pais e responsáveis. A ideia é despertar o interesse de um grupo cada vez maior. Com informação, muitos acidentes podem ser evitados”, diz ele.
Um dos momentos mais aguardados pelos participantes é a simulação de salvamento na água, feita com auxílio da equipe encarregada da execução do projeto. “Quando fazemos a simulação na água, as crianças adoram e são bem participativas”, conta o tenente-coronel Evaldo.
CALENDÁRIO SEMANAL
10 de janeiro: Nova Tramandaí (Guarita 162)
12 de janeiro: Porto Alegre (GNU – Sede Alto Petrópolis)
14 de janeiro: Tramandaí (Tenda da Petrobras), 9h `
Imbé (Guarita Central), 16h
16 de janeiro: Cidreira (Guarita 145), 9h
Pinhal (Tenda do Sesi), 16h
Luciana Alcover