Projeto Tecendo a Liberdade da Modulada de Osório recebe mais um parceiro e amplia atividades de artesanato
A Penitenciária Modulada de Osório firmou mais uma parceria para integrar-se ao projeto Tecendo a Liberdade, que consiste no treinamento e qualificação profissional de corte e costura. Desta vez, a ONG “Associação Crer Fé Ativada, da Igreja Congregação Cristã Jesus a Verdade Revelada de Deus vai também ministrar treinamento de qualificação na atividade.
O Tecendo Liberdade, que existe há um ano no estabelecimento prisional, tem seis apenados que produzem trabalhos manuais, como o artesanato. Conforme a assistente social Kadija Taha, a atividade possibilita alternativas de superação de dificuldades e promove um espaço de cidadania construtiva que resulta na melhoria da qualidade de vida e gera renda ao público alvo”.
Nesse grupo também são praticadas atividades de cunho religioso que, por meio, da fé os apenados ganham uma oportunidade de inclusão. Os apenados autorizaram a veiculação de suas imagens.
A ação é uma atividade do anexo da Modulada de Osório, regime semiaberto e teve o apoio do Conselho da Comunidade de Tramandaí, setor técnico representado pela assistente social, Kadija Taha e a psicóloga Idilene Cardoso, o coordenador do semiaberto, Silvio Ferreira, chefe de segurança Junior Lopes, o coordenador da associação, Valdoir Borges Dutra e as instrutoras Juraci Brum Camargo e Maria Claudeti Rodrigues de Lima.
Liane Oliveira