Esportes

Projetos e estrutura do município de Osório são avaliados pela comissão da Fifa

Uma comitiva da Fifa composta por seis integrantes visitou na tarde de terça-feira, dia 12, o município de Osório para avaliar a sua estrutura e projetos para concorrer, com outras 11 cidades do Estado, como Centro de Treinamento de Seleções – CTS, durante a Copa de 2014. A comissão foi recebida pelo Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Denilson da Silva, pelo Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Luz e assessores, no Centro Esportivo Professor Davi Fleck.

No setor administrativo do local, a comissão da Fifa fez uma apresentação e destacou o objetivo da visita e os itens que seriam observados e avaliados. “Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns ao prefeito Romildo Bolzan Júnior, à toda a sociedade aqui de Osório, porque das 496 cidades gaúchas, Osório está entre as 12, então, isso é um avanço na qualidade aqui. Estamos aqui acompanhando, fazendo toda essa análise criteriosa do acesso que se chega ao local, do gramado, dos vestiários, das instalações da rede hoteleira, dos leitos dos hospitais, porque a Fifa cobra segurança e conforto para as seleções que vierem se hospedar na cidade”, disse o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014, Carlos Eugênio Simon.

Sobre como serão escolhidas as cidades que vão receber as seleções durante a Copa de 2014, ele foi taxativo. “Tem que ficar muito claro de que quem decide a cidade é a seleção classificada. O que nós fizemos aqui é uma avaliação e a Fifa propõe para as seleções classificadas um menu dessas cidades, que eu não sei no momento o número final. Evidentemente que, como gestor público, coordenador das Câmaras Temáticas aqui do Estado, eu torço para que seja o maior número de cidades possíveis aqui no nosso Estado. Com isso, vamos trazer mais turistas, seleções, enfim, colocar o Rio Grande do Sul em um patamar em que ele merece, que é de destaque”, disse Simon.

A divulgação do resultado das avaliações das 12 cidades pré-selecionadas no Rio Grande do Sul ainda não tem uma data estabelecida. A estimativa é que ocorra até o fim deste ano. “Osório é uma cidade emergente, que está crescendo, tem o Parque Eólico, agora uma BR-101 duplicada, um projeto de um bom hotel para a cidade. Então, é uma cidade que está crescendo, onde há uma série de coisas que estão acontecendo aqui em Osório. Então, eu acho que é importante e isso dá uma repercussão muito grande para a cidade e para o Estado. Então, há bons projetos aqui na cidade em transformar, em fazer esse local um grande centro de treinamentos com todas essas condições”, acrescentou o coordenador executivo do Comitê Gestor, Carlos Eugênio Simon.

Antes da vistoria na estrutura do Centro Esportivo Professor Davi Fleck, no bairro Panorâmico, o Secretário Gilmar apresentou todos os projetos da Prefeitura de Osório como a construção do estádio e de um hotel, além de todas as melhorias de infraestrutura da cidade. “Nós mostramos todos os projetos para eles, maquetes eletrônicas, principalmente, a disponibilidade orçamentária municipal, que nós não dependemos de um outro órgão para executar essas obras e todas elas estavam dentro dos padrões exigidos pela Fifa”, afirmou o secretário.

Quanto ao projeto do estádio, ele será feito em duas etapas e está orçado em 2,8 milhões de reais. A 1ª etapa já está em análise, para ser votada e contempla a construção do campo de futebol e a pista atlética. “O projeto do estádio já está na Câmara de Vereadores e acredito que, na próxima semana, já possamos abrir o processo licitatório para a contratação da empresa que irá executar o projeto”, disse Gilmar. Para a 2ª etapa está prevista a construção de arquibancadas, vestiários, cabine de imprensa, entre outras estruturas.

Após a visita no Centro Esportivo, a Comissão da Fifa ainda visitou a área onde será construído o hotel e locais turísticos como o Morro da Borússia e o complexo de lazer da Lagoa do Marcelino. Da Comissão da Fifa participaram da visita ao município de Osório, o representante da empresa Arena, Airton Giachini, da Secretaria da Copa  de Porto Alegre, José Mocellin, da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, Eduardo Lemmertz e o Coronel Pietrovski.

Comentários

Comentários