Projovem é instituído oficialmente em Torres
A solenidade contou com a presença de dois representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, vindos de Brasília: o assessor especial do ministro, Flávio Zacher, e o assessor Fabrício Dutra. Zacher destacou que a implantação do Projovem em Torres é uma conquista do prefeito João Alberto Machado Cardoso, que esteve pessoalmente em Brasília, no Ministério, para fazer o convênio. Ele lembrou que poucos municípios conseguem apresentar a documentação necessária e outros não conseguem fazer a licitação em tempo.
“Em Torres houve empenho e agora 200 jovens estão sendo beneficiados”, comentou. Falando aos jovens, ressaltou: “vocês precisam aproveitar essa oportunidade, pois sem qualificação fica difícil conseguir uma colocação no mercado de trabalho”.
O prefeito João Alberto salientou que os cursos oferecidos pelo Projovem são importantes, pois “Torres cresce quando o povo cresce”. Ele salientou ainda que ajudará para que o programa seja estendido a todo o Litoral Norte.
Hoje, somente Torres e Osório são beneficiados. Os municípios com menos de 20 mil habitantes não podem participar. Assim, o objetivo é viabilizar o Projovem nesses municípios através de um consórcio via Amlinorte. “É uma forma do Litoral Norte se desenvolver de forma integrada”, avaliou João Alberto.
Jovens portadores de deficiência participam do Projovem
Toda a solenidade foi transmitida na linguagem de sinais pela intérprete Viviane Maria Costa de Freitas, de Torres, que há sete anos atua com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela foi contratada, pois cinco jovens surdos participam dos cursos do Projovem. Assim, ela também interpreta as aulas em tempo integral.
Uma jovem participa do curso de Manicure e Pedicure e quatro do curso de Repositor de Mercadorias. “É muito gratificante, pois esses jovens têm poucas chances de emprego e com a qualificação poderão ter mais oportunidades e eles estão entusiasmados”, comentou Viviane.
Durante a solenidade, três jovens receberam o kit com o material didático dos cursos e no final todos os outros também receberam. A mesa de autoridades da solenidade foi composta pelo assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Zacher, prefeito João Alberto, secretário de Turismo, Comércio e Indústria de Torres, Roniel Lummertz, o presidente da Câmara de Vereadores, Gibraltar Vidal, a coordenadora geral do Projovem pela Cooperativa Integral de Trabalhadores, que venceu a licitação, e a coordenadora geral pela Prefeitura, Talita Meurer Porto.