Educação

Provas do Processo Seletivo do Câmpus Osório, do IFRS, serão neste domingo

No próximo domingo, 1º de dezembro, os câmpus do IFRS realizam sua prova do Processo Seletivo 2014/1. No total, são 10.823 candidatos inscritos para as 3.239 vagas disponibilizadas pelos 12 unidades de ensino do IFRS. No Câmpus Osório, 507 candidatos são esperados para a prova. Destes, 420 disputam as 60 vagas ofertadas para os cursos técnicos da modalidade Integrado (Administração e Informática) e 87 buscam uma das 15 vagas do curso superior em Processos Gerenciais. As demais 15 vagas serão disputadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Nos manuais do candidato, disponíveis no site do IFRS (www.ifrs.edu.br), menu Ingresso, é possível encontrar os conteúdos programáticos para cada uma das modalidades de cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. E no site do Câmpus Osório (www.osorio.ifrs.edu.br), no menu de mesmo nome, estão disponíveis as provas do último processo seletivo.

A tabela completa da densidade de candidatos por vaga em cada curso, para as provas e para a seleção via nota do Enem, também pode ser consultada na aba de Ingresso do site do IFRS. No local tam-bém está disponível a consulta aos locais de provas.

Orientações para o dia das provas

As provas ocorrerão no dia 1º de dezembro, nos municípios dos 12 câmpus da instituição: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Câmpus Porto Alegre e Câmpus Restinga), Rio Grande e Sertão.

Para os cursos técnicos de nível médio concomitantes e integrados, as provas terão duração de 3h, com início às 8h30min. Serão 40 questões objetivas, que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental. Já para os cursos superiores, as provas terão início às 14h, com duração de 4h30min. Terão 45 questões objetivas e uma prova de redação, com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.

Os candidatos devem comparecer ao local 30min antes do horário da prova, portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. É proibida a entrada na sala da prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico, bem como com os demais itens listados no item 2.7 do Manual do Candidato.

Provas em Libras e Braille

Para permitir a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais que sinalizaram esta condição no momento da inscrição, o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terá provas gravadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ou impressas em Braille, além de salas de fácil acesso e outras acessibilidades. Também foi publicado um vídeo em Libras na página do certame, que fornece um passo a passo para a realização das inscrições, informações sobre os cursos oferecidos e sobre o processo seletivo. A intenção das provas em Libras é oferecer aos surdos a possibilidade de acessar as questões na sua primeira língua.

O IFRS possui alunos com necessidades especiais, que recebem nos câmpus assessoramento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), permitindo a acessibilidades nas aulas. O site do IFRS busca manter um bom nível de acessibilidade, facilitando o acesso de pessoas com limitações físico-motoras ou sensoriais.

Comentários

Comentários