Próximas horas exigem atenção da população. Defesa Civil RS emitiu novo alerta nesta sexta-feira (28) sobre a intensificação das condições climáticas adversas que atingirão o Rio Grande do Sul entre a noite de sábado (28/6) e o início da manhã de domingo (29/6).
A previsão é de chuvas intensas, raios, granizo e ventos com rajadas que podem ultrapassar os 80 km/h em diversas regiões, exigindo atenção redobrada da população.
O alerta, emitido pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil, indica que os maiores acumulados de precipitação devem ocorrer em um período curto, de até 12 horas, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm, especialmente nas regiões dos Vales, Serra, Litoral Norte, Centro-Norte e Noroeste.
🌩️ Temporais com granizo e vento forte
No sábado, o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Estado, somado à umidade que vem do norte do Brasil, vai intensificar a instabilidade atmosférica.
O alerta inclui risco de temporais com granizo e rajadas de vento acima dos 70 km/h, especialmente nas regiões Noroeste, Norte, Serra e Metropolitana.
Os acumulados esperados para sábado variam entre 50 mm e 90 mm, podendo superar os 100 mm em pontos específicos. Nas demais áreas, o volume fica entre 10 mm e 40 mm.
Próximas horas exigem atenção da população
Durante a madrugada e manhã de domingo, a atuação de um ciclone extratropical próximo à costa mantém a previsão de chuvas persistentes e temporais isolados, principalmente nas Missões, Noroeste, Norte, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte.
Ventos seguem intensos, com rajadas entre 50 km/h e 80 km/h em toda a faixa litorânea, Costa Doce e metade sul do Estado.
🌊 Rios sob alerta e risco de inundações
A situação hidrológica é de níveis elevados em diversos rios do RS, com destaque para:
-
Rio Uruguai: acima da cota de inundação entre São Borja e Uruguaiana, com tendência de estabilidade ou lento declínio.
-
Rio Ibicuí: acima da cota em Manoel Viana, mas em declínio.
-
Rio Jacuí: em alerta de cheia de Cachoeira do Sul até o delta, em leve queda.
-
Rios Taquari, Caí, Sinos e Gravataí: seguem com níveis elevados nas áreas mais a jusante, devido ao Guaíba estar acima da cota e dificultar o escoamento.
-
Lagoa dos Patos: permanece em nível alto por conta do fluxo das águas do Guaíba.
❄️ Segunda-feira com frio e geada
Na segunda-feira (30/6), o avanço de uma massa de ar polar estabiliza o tempo, mas as temperaturas despencam.
As mínimas podem chegar a -4°C na fronteira com o Uruguai, e as máximas não devem ultrapassar os 11°C em boa parte do Estado.
A geada é esperada principalmente nas regiões Sul e Campanha.