PSB de Imbé ganha espaço no cenário estadual do partido
Mesmo com a fusão das duas chapas, somadas a chapa 3, que tinha a frente o deputado estadual Miki Breier, o PSB Imbé continuou fazendo parte, desta vez da chapa de consenso “Construção Socialista”, tendo o nome do presidente da sigla na cidade e secretário municipal de Segurança Publica e Trânsito, Pedro Manoel dos Santos Ferreira, como suplente.
Para Ferreira, o fato de Imbé ter sido convidado a fazer parte de uma das chapas, e permanecer no Diretório, mesmo após a fusão das forças, mostra que Imbé está no caminho certo e que o esforço da Executiva Municipal para o crescimento do partido já foi percebido pelas lideranças da sigla no estado, que apostam em Imbé para o crescimento do partido no Litoral.
Além de Ferreira, os socialistas e delegados para o Congresso Estadual, Eloir Cardoso, Luiz Carlos Lopez e Julio Cesar Aguiar Silveira, e a jovem socialista Sabrina Rodrigues Gomes, participaram do congresso que elegeu a nova Executiva Estadual do partido, nos dias 29 e 30 de outubro em Porto Alegre.
Com o tema “A gente acredita na igualdade”, o Congresso Estadual do PSB reuniu mais de 600 militantes para o debate sobre conjuntura estadual e nacional, eleições 2012, balanço da atual gestão e escolha do novo Diretório e Executiva Estadual. Também foram escolhidos os delegados ao Congresso Nacional do partido, que ocorre dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília. Carlos Vollmer, que comandou a secretaria de Organização nos últimos anos, apresentou o crescimento do partido sob o aspecto da criação e organização de comissões provisórias e de diretórios municipais. Hoje o PSB está organizado em 293 municípios e conta com pré-candidatos a prefeito em 100 deles.
Para o presidente reeleito, Caleb de Oliveira, a unificação das três chapas inscritas garante melhor preparo para enfrentar os desafios do próximo ano, quando o partido pretende lançar candidatos majoritários no maior numero possível de municípios. “O Congresso mostrou que as bases do partido são respeitadas”, afirmou o presidente. O deputado Beto Albuquerque salientou que “imperou o bom senso e a base legitimou o caminho que vem fazendo o partido crescer”.
A abertura do Congresso contou com a presença do governador Tarso Genro, que registrou a importância dos socialistas na sua eleição. “Ganhamos a eleição em primeiro turno porque tivemos ao nosso lado o PSB e o PCdoB”, afirmou. Tarso ainda agradeceu o empenho dos deputados socialistas na defesa de projetos importantes para o governo e a sociedade gaúcha. O governador ainda destacou a atuação de Beto Grill, afirmando que o vice-governador além de um grande quadro político, é um parceiro de governo.