Qual a melhor alternativa ao movie maker online para editar seus vídeos?

Quando as pessoas buscam editores de vídeo online, muitas vezes acabam encontrando o clássico Movie Maker. E como você já deve saber, a experiência não é muito agradável.

Pensando nisso, resolvi trazer uma dica um pouco nova no Brasil, um editor de vídeos pensado para as redes sociais e para a criação de efeitos especiais em poucos cliques.

Mas antes de mostrar onde está o ouro, uma breve explicação desses editores mais antigos.

Movie Maker online: Por que parar de usar?

O Movie Maker (MM) ficou conhecido pelo fato de ser gratuito e de acompanhar o Windows e seus sistemas operacionais. Antes da era Youtube, funcionou muito bem para breves apresentações escolares e empresariais, e servia para quebrar um galho na edição de vídeos.

Porém as coisas mudaram.

Com o passar dos anos, as pessoas foram deixando de usar softwares “baixados no PC” e começaram a migrar para soluções online, em nuvem. O mesmo ocorreu com o MM, que se tornou online, só que sua tecnologia ficou, digamos, desatualizada.

A qualidade dos vídeos e a busca por produções mais sofisticadas também cresceram nos últimos anos, e as empresas e até mesmo as pessoas começaram a pensar mais em branding e em diálogo com o público. E para esse diálogo funcionar, precisaríamos de velocidade e de facilidade na edição de vídeos.

Quando comecei a comparar o programa com outras alternativas, até mesmo as de mobile, comecei a me surpreender com as facilidades e efeitos especiais que outras ferramentas geravam; efeitos como deixar filmagens em preto e branco, aparência vintage ou alterações de áudio e trilha sonora.

Mas o velho MM ainda era o mesmo. Logo, eu precisava de alternativas.

Invideo: Entendendo as vantagens

Para não deixar o post longo, vou deixar a minha sugestão de ouro, no campo da edição de vídeos online.

O InVideo é uma excelente variante do movie maker online pois este editor possui mais opções e variações para a criação de vídeo.

Como ele possui templates prontos, você consegue publicar vídeos em qualquer plataforma, em poucos minutos. No meu caso, a minha maior necessidade era a criação de stories e vídeos para o feed do instagram.

E com o InVideo, foi amor à primeira vista: a plataforma tinha um formato pré configurado para Instagram, o que deixou minhas publicações praticamente automatizadas. Bastava eu fazer uma nova filmagem, subir o arquivo e fazer alguns ajustes na fonte (títulos e legendas), que me vídeo ia para o ar.

O dashboard de edição traz diversas sugestões e ideias para seu vídeo, ajudando você a fazer seu projeto final. Desde então, meus vídeos mudaram bastante, e eu parei de depender de outras pessoas para fazer vídeos para mim.

Você ainda precisa terceirizar sua produção de vídeos?

Sendo bem sincero aqui, eu já fiz isso no passado. Eu achava que eu nunca poderia produzir e editar meus vídeos. Aplicativos mais básicos e simplistas como o Movie Maker fizeram eu acreditar nisso.

Porém essas alternativas ao Movie Maker online teriam a capacidade de deixar seus vídeos únicos. Na dúvida de como fazer templates e efeitos especiais, usei as opções prontas desses editores, que permitem fazer efeitos visuais diversos, como sobreposição de formas e cores.

Para quem busca fazer vídeos curtos e frequentes, não há mais a necessidade de depender de produções e softwares muito detalhistas e que demandem um verdadeiro manual de instruções.

Acompanhe as tendências no mundo da produção de vídeos

Minha dica final sobre o editor e que gostei muito, é a possibilidade de usar emojis e gifs. Como o editor permite você mesclar imagens e formatos como o .GIF, seu espaço para criatividade aumenta bastante.

Quem trabalhava com editores clássicos sabe como as opções eram escassas, e como era difícil fazer qualquer efeito que não fosse de corte nos vídeos.

Essa alternativa que indiquei hoje permite que você aprenda a mexer nela no mesmo dia que você usa ela pela primeira vez. Portanto vá até o site, crie um login e comece a fazer vídeos, e se divirta no processo.

Anna Carolina Dias Ferreira

Comentários

Comentários